sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A RUA DOIS DA ROCINHA


Image may contain: 1 person, sitting

COMO ME ENTRISTECE A SITUAÇÃO DA ROCINHA !!! Quando eu era criança, só havia, pela Zona Sul, duas maneiras de se chegar à Barra... Ou pela Avenida Niemeyer ou pela Estrada da Gávea... 

Papai, muitas vezes, passava pela Estrada da Gávea... Lembro-me que da estrada pra praia, já havia muitos barracos, mas nada que desse medo... E da estrada pras montanhas, só florestas... Só matas... Uma maravilha... Eu tinha parentes que iam nessas matas só pra buscar água de fontes puríssimas... 

Mas o descaso dos políticos para com aquela região, principalmente a partir dos dois governos de Leonel Brizola, pôs tudo aquilo a perder... Não houve qualquer planejamento... "Liberaram geral" as invasões... Até hoje, nos quase oitenta anos da Rocinha, nem a principal rua daquela comunidade de 100 mil habitantes, a Rua Dois, o poder público sequer urbanizou... Ou seja: as pessoas só chegam de carro até a metade dela, que vai se estreitando, estreitando... E o cidadão que lá reside não consegue levar uma geladeira à porta de sua casa que não seja nos ombros de alguém... Eu disse 100 mil habitantes !!! Descaso total com aquela gente maravilhosa e trabalhadora que lá reside... Teve um governo ai que pintou as casinha próximas da saída do Túnel Zuzu Angel... Que coisa mais ridícula... E agora não conseguem dar nem um basta à marginália que tomou conta da vida de tanta gente boa e descente... Cidade Maravilhosa... Terra de encantos mil...

Um comentário:

  1. Na minha infância a Rocinha não era bunker de marginal. Era onde moravam os pobres que iam, ano a ano, cada vez mais, invadindo o morro. A Rocinha era onde moravam as domésticas, os pedreiros, encanadores , eletricistas etc etc.

    ResponderExcluir