quinta-feira, 28 de setembro de 2017

JORGE PORTUGAL PEDE DEMISSÃO!

Bahia Notícias

Fragilizado no comando da Secult, Jorge Portugal pede a Rui demissão do cargo

por Bruno Luiz

Fragilizado no comando da Secult, Jorge Portugal pede a Rui demissão do cargo

A Secretaria de Comunicação do governo estadual informou nesta quinta-feira (28) que o secretário de Cultura Jorge Portugal entregou ao governador Rui Costa uma carta pedindo exoneração do cargo. 

De acordo com a pasta, o titular da Secult alegou questões pessoais e profissionais. O substituto de Portugal será anunciado nos próximos dias, como parte de algumas mudanças que o petista pretende realizar no seu secretariado. 

De acordo com fontes ouvidas pelo Bahia Notícias, a permanência do secretário no posto havia ficado insustentável por conta de constantes embates com o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) (veja aqui), nome considerado de grande influência na pasta. 

O novo comandante da pasta deve ser, inclusive, indicado pelo parlamentar. 

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
Seria um alívio se a pasta tivesse qualquer importância para o governo do Ruim Costa... Mas sem prestígio e sem grana quem vai querer?

Não é o primeiro momento em que ele aparece na corda bamba, mas, desta vez, deve realmente cair. 

O secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, pode ser um dos próximos alvos das mudanças no secretariado realizadas pelo governador Rui Costa. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias junto a fontes próximas ao governo do Estado, o titular da Secult é considerado nos bastidores como “carta certa” fora do baralho. 

Um dos principais motivos para sua possível queda são os constantes conflitos com o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), considerado nome de grande influência dentro da pasta. O petista pode ser responsável por mais uma mudança de quadro na secretaria em menos de um mês.

Nos corredores, atribui-se também a ele a saída de Fernanda Tourinho do comando da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), atrelada à Secult. Além do “fator Rosemberg”, conspira contra Portugal seu desempenho à frente da pasta, alvo de críticas, além de algumas atitudes externas. Recentemente, o secretário deu uma entrevista ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), em que reclamou da falta de recursos para gerir a secretaria. 

A declaração repercutiu mal. Além de Portugal, outro que estaria com a faca no pescoço é o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Reis. O mal avaliado desempenho dele na gestão da Sema estaria gerando insatisfações. Recentemente, o governador Rui Costa afirmou que as novas modificações no secretariado – a última foi a entrada de Jusmari Oliveira na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) – serão anunciadas nos próximos dias. 

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
O deputado Rosemberg Pinto deixou uma lembrança ... desconfortável em Cairu quando entrou naquilo onde não era chamado. Conseguiu mandar embora a empresa Argolo que restaurava o convento de São Francisco para colocar uma ONG. 
Esta não hesitou em desviar dinheiro e a empresa então contratada, famosa por sua leviandade com nosso patrimônio cultural, nunca terminou a obra. Rosemberg! Porque não vai tratar daquilo que você entende?

Nenhum comentário:

Postar um comentário