terça-feira, 21 de novembro de 2017

UM PROJETO DE FLÁVIO DE CARVALHO

Erguida em 1938, vila modernista nos Jardins pode agora desaparecer de vez

Imagem relacionada

Resultado de imagem para fotos casa modernista de flávio de carvalho em saõ paulo

A principal herança da obra de Flávio de Carvalho -a casa da Fazenda Capuava, onde viveu, no interior de São Paulo- está deteriorada. Hoje, a casa, marco inicial da arquitetura moderna no Brasil, vive abandonada, acumula sujeira, teias de aranha, pichações e problemas de infra-estrutura.
Do ousado projeto original, ainda restam intactas, porém sujas, as paredes revestidas de alumínio na cozinha e no banheiro, além da pintura nos dois alpendres de 22 metros de comprimento que atravessam e sustentam o prédio.
A casa, que fica em Valinhos (a 95 km de São Paulo), é um dos dois únicos projetos arquitetônicos concretizados por Flávio de Carvalho. Ela foi construída em 1936 e projetada mais para conceber as idéias do modernista que para oferecer conforto à família, que morou no local até 1992. Os quartos, por exemplo, servem de passagem entre os cômodos, impedindo a privacidade na casa, segundo a análise de especialistas.
Além disso, todos os cômodos têm ligação com a área externa da casa, revestida de grama.

A obra

Cercada por vegetação nativa em uma área de 1.000 m2, a casa é dividida em dois setores distintos: um grande salão social, com pé direito de 7,5 metros de altura, e a área íntima, com quartos, cozinha e banheiros, além de biblioteca e uma sala para guardar antiguidades e a memória da família.
A segunda área foi construída em formato de "U" e tem um jardim-de-inverno no meio.
Os alpendres que sustentam o vão livre de 200 m2 na entrada e nos fundos do salão social da casa, sustentados por duas colunas, são sede de um terraço e dois jardins suspensos. O vão livre é a marca do cálculo em engenharia promovido por Carvalho e que permite o equilíbrio das vigas.
No caminho que leva à casa, no bairro batizado também de Capuava, os sinais do abandono são nítidos: quase à beira da estrada que liga Valinhos à rodovia D. Pedro 1º, o chão é de terra e a cidade quase "engole" a fazenda, que já teve 90 hectares. Ao lado, há um haras e um loteamento popular.
Ao chegar na fazenda, os olhos se voltam para a segunda casa, construída em estilo colonial, onde vive atualmente uma prima do artista, sua herdeira.
Para apreciar a obra modernista de Carvalho, é preciso olhar para o lado e confirmar: "É aqui mesmo?". O prédio, uma construção de 500 m2, depois de percebido, no entanto, encanta.
O salão social, primeiro plano da casa, é em forma de trapézio e tem um mezanino de madeira, cujas bordas estão apodrecendo. Seu teto é coberto por placas de gesso, que foram restauradas em 96, mas têm várias infiltrações.
A Prefeitura de Valinhos mantém a casa em regime de comodato desde 97 com a família do artista, morto em 73.
A piscina também chama a atenção: tem 33 metros de comprimento, 11 metros de largura e 5 metros de profundidade e é revestida de azulejo branco, com pedras nas bordas.
Segundo o secretário da Cultura de Valinhos, Antonio Stopiglia, um estudioso da vida e da obra de Flávio de Carvalho, a prefeitura não tem condições de assumir a reforma da casa sozinha.
"A prefeitura fez uma limpeza em volta da casa, onde o mato estava alto, para isolar o local de vegetação, e tentar evitar que ela seja invadida", afirmou.
Os tacos de madeira do chão dos três quartos da casa estão apodrecendo. Há rastros de animais que entraram na casa, folhagens, portas e pedaços de madeira espalhados pelo chão.
Ainda há camas de ferro nos quartos, enferrujadas. No banheiro, o vaso sanitário, feito de louça inglesa branca, está quebrado. Nenhuma das portas de esquadrias de alumínio têm vidros.
Talvez o maior símbolo do descaso com a obra modernista de Carvalho, no entanto, esteja no espaço onde funcionava sua biblioteca particular: o teto desabou por não ter resistido ao peso das telhas e ao acúmulo de água.
No cômodo, entre os escombros do telhado, vive uma cadeira de um arco, projeto do artista, feita com somente um arco de sustentação e com tiras de couro estendidas no assento e no encosto.
O escritor J. Toledo, biógrafo e amigo pessoal de Flávio de Carvalho, disse ter se surpreendido com o estado da casa. "Sabia que a casa estava malconservada, mas não acreditei que estaria completamente caindo aos pedaços. É lamentável", afirmou.
Ele foi uma das pessoas que lutou pelo tombamento da casa, feito pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em 82.
Desde que a casa foi tombada, foi feita somente uma reforma no seu teto, em 96, com R$ 30 mil.
De acordo com o secretário da Cultura de Valinhos, o governo do Estado estuda a possibilidade de fazer parcerias com a iniciativa privada, por meio da Lei Rouanet, para restaurar e reformar a obra.
A terapeuta Heloísa Crissiúma de Carvalho Pisciotta, 39, prima e herdeira do patrimônio do modernista, afirmou que morou na casa e que acha triste ver o estado de abandono. "Desde que a casa foi tombada, a família não pode fazer nada lá", disse.

MARCELO BARTOLOMEI
da Redação 

ANA PAULA SCINOCCA
free-lance para a Folha


Nenhum comentário:

Postar um comentário