sexta-feira, 24 de novembro de 2017

BLACK FRIDAY

Lojas de shopping são notificadas por propaganda enganosa


Agentes da Codecon fiscalizam estabelecimentos comerciais em shopping de Salvador - Foto: Alessandra Lori | Ag. TARDE

Duas lojas de eletrodomésticos localizadas no Shopping da Bahia, em Salvador, foram autuadas na manhã desta sexta-feira, 24, por propaganda enganosa na Black Friday. A ação foi realizada por fiscais da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon).

Segundo o diretor-geral do órgão, Alexandre Lopes, a autuação foi motivada pela venda de produtos anunciados com valores promocionais, mas que estavam com o mesmo preço de antes. A comparação foi feita com base na pesquisa de preços realizada pela Codecon nos últimos 30 dias. Nesta sexta, os agentes fiscalizam estabelecimentos comerciais em diferentes shoppings de Salvador.
Apesar da tentação em adquirir produtos com valores mais baixos, os consumidores devem ficar atentos às 'pegadinhas' que acontecem neste período. A desconfiança sobre a veracidade dos descontos já gerou um novo nome para a ação: "Black Fraude". 
"Nossa orientação é que o consumidor se organize e faça a pesquisa de preço anteriormente. Caso isso não seja possível, ele pode pegar o folheto de desconto da Black Friday e comparar com os preços nas lojas", explica Alexandre, em entrevista à TV Record. De acordo com ele, os produtos mais visados são smartphones, aparelhos de TV, fogões, geladeiras e outros eletro-eletrônicos. 
Caso seja flagrado algum tipo de propaganda enganosa, os fiscais orientam o gerente da loja a retirar a etiqueta de desconto e substituí-la pela etiqueta com o valor original do produto. Além disto, as empresas vão responder processo administrativo e podem sofrer multa que varia de R$ 300 a R$ 6 milhões, a depender do caso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário