sábado, 16 de junho de 2018

UMA CIDADE CADA DIA MAIS HOSTIL

Resultado de imagem para fotos do corte de árvores em salvador 

A decisão de massacrar a área verde da avenida Juracy Magalhães para a implantação, com toneladas de concreto, do BRT, tem seu lado positivo: A tomada de consciência da sociedade ao exigir participação efetiva nos projetos que pretendem melhorar nossa qualidade de vida.
O enfrentamento opinião pública >< prefeitura foi mais impactante por se tratar de uma área habitada por significativa parte da classe média alta de Salvador. Quem tiver a curiosidade de abrir o Google na página “BRT Prefeitura de Salvador” assistirá a um vídeo caprichado sobre as belezas desta empreitada. Mas é bom lembrar que outros vídeos – Barra, Rio Vermelho, Itapuã – também prometiam pedaços de paraíso. Os tristes resultados são, hoje, assunto diário das redes sociais e conversas de botequim.

Resultado de imagem para FOTOS DE VIADUTO TRANSFORMADO EM JARDIM NOVA IORQUE

Porque nossos governantes teimam em considerar que a evolução da sociedade passa pelo desmatamento e condenação dos rios urbanos, enquanto, nos países ditos do Primeiro Mundo, as políticas urbanas se preocupam cada dia mais na criação de jardins, parques e reabilitação dos rios? Em Nova-Iorque como em Paris, antigos viadutos, desativados, foram transformados em longos e aprazíveis passeios arborizados onde os habitantes podem namorar ou descansar entre dois expedientes.
Sem condicionamento ideológico/partidário, não deixarei de lamentar que parecidos movimentos não tenham surgido na época protestando contra o desmatamento irracional do jardim botânico da avenida paralela para implantação do atual metrô. O antropólogo Antônio Risério foi uma das poucas exceções. 

Resultado de imagem para fotos avenida paralela salvador

Não havia outra solução senão destruir a belíssima obra de Grimaldo Paternostro, professor de agronomia de Cruz das Almas, e não, como afirma a lenda, do paulista paisagista Burle Marx? Para quem se interessa, sugiro ler o excelente artigo de Francesco Perrotta-Bosch, além, é claro dos escritos de Paulo Ormindo de Azevedo. E o desmatamento em plena Área de Preservação Ambiental, causado pela futura Via Metropolitana, em Lauro de Freitas, porque será que ninguém se ofende? Porque é do governo estadual, bem visto pelos politicamente corretos?

Resultado de imagem para fotos de vlt em paris
O VLT EM PARIS

A batalha técnico-política se divide agora entre BRT e VLT. Conheço o VLT, por tê-lo usado, em Paris, Lima e Bogotá. Rápido, silencioso e confortável, não precisa de grandes obras de adequação. Mais económico também. Por quais motivos o prefeito descartou esta solução? Tem quem diga que foi para agradar as empresas de transporte, abaladas pelo metrô, apoio precioso em tempo de eleições, já que está ficando difícil achar malas recheadas de milhões de reais.
Afinal, qual futuro nossos governantes preparam para nossos filhos? Um universo de concreto alegrado por plantas de plástico e música de elevador?




Nenhum comentário:

Postar um comentário