quarta-feira, 7 de agosto de 2019

LA IGUANA



Ana Lila Downs Sánchez, mais conhecida como Lila Downs (19 de setembro de 1968TlaxiacoOaxacaMéxico) é uma cantora, intérprete, compositoraprodutora musical e atriz mexicana do gênero world music, que canta em diversos idiomas, principalmente em espanhol e muito poucas vezes em inglês, para reivindicar suas raízes paternas. Em seu estilo musical reivindica suas raízes mexicanas bem como outras com origem no folclore de várias culturas mesoamericanas, interpretando melodias em diversas línguas entre as que se destacam sobretudo a mixtecozapotecamaiapurépecha e nahua, além das músicas regionais do México baseando-se nos sons do estado de Oaxaca.
Downs ganhou fama depois do lançamento de seu primeiro álbum de estúdioLa sandunga, em 1999, que obteve uma recepção crítica positiva, mas sua estreia comercial no mercado discográfico hispano-americanoaconteceu em 2000 com o álbum Árbol de la vida/Tree of life e o sucesso internacional veio de forma definitiva em 2001 com o disco La línea/Border. É ganhadora de um prêmio Grammy e de dois prêmios Grammy Latino. Inspirada por cantores de trova como Mercedes Sosa e Chabuca Granada, assim como artistas de música folclórica como Totó la Momposina e Susana Baca, Lila é conhecida por seu sentido estético em relação à música, seu peculiar estilo moderno e alternativo, as apresentações ao vivo e os vídeos musicais nos que sempre se ressalta sua presença marcante. Sua contribuição para a indústria musical já lhe rendeu numeroso reconhecimentos. Atualmente Lila Downs é considerada uma das artistas mais importante do seu gênero por seu impacto global claramente consolidado.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
Descobri esta excelente intérprete mexicana em Salvador no princípio dos anos 2000 quando veio a convite do Mercado Cultural. Aliás uma ótima iniciativa que não deveria ter parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário