Sempre que alguém criticava Bolsonaro por atacar seu próprio ministro da saúde, os governadores e prefeitos por defenderem o isolamento social, ele e seus adoradores citavam a Suécia como exemplo do que deveria ser feito. Essa semana, o governo sueco reconheceu o fracasso do seu modelo, que custou milhares de vidas, e pediu desculpas. Silêncio nas hostes bolsonaristas e ninguém fala mais na Suécia.
Em breve, vão dizer que é um país comunista.
Donald Trump, declarou que “Se você olhar para o Brasil, eles estão passando por dificuldades. A propósito, eles estão seguindo o exemplo da Suécia. A Suécia está passando por um momento terrível. Se tivéssemos feito isso, teríamos perdido 1 milhão, 1 milhão e meio, talvez ate 2 milhões ou mais de vidas”.
Certamente, essa é a razão de Trump ter proibido a entrada de brasileiros nos EUA. Mas a bajulação de Bolsonaro a Trump é tanta que, perguntado sobre as declarações do presidente americano, ele disse: “É meu amigo, meu irmão. Falei com ele essa semana. Uma conversa maravilhosa...Torço para que seja reeleito”.
Se a declaração de Trump fosse feita por Angela Merkel ou Macron, por exemplo, seriam atacados, chamados de comunistas e sabe lá mais o quê, mas como é Trump ele nem liga, segue bajulando e ainda declara torcer pela sua reeleição, ignorando o fato que Trump pode perder e ele terá que se relacionar com outro presidente, que certamente não terá boa vontade com quem declara torcer pelo seu adversário.
Bolsonaro disse ainda que quer tirar o Brasil da OMS, acompanhando a decisão de Trump. A diferença é que os EUA tem todos as condições econômicas e científicas para bancar uma decisão dessas, já o Brasil...
No fim das contas, caminhamos para ser o país com o maior número de mortos e infectados com o coronavírus, criticados pelo mundo inteiro, com relações abaladas com parceiros comerciais importantes como a China e tudo que conseguimos com tanta puxação de saco a Trump foi um estoque de cloroquina que eles descartaram por lá, por julgar inútil.
Além disso, muitos dos adoradores de Bolsonaro ainda vão ter que sobreviver a frustração de saber que os EUA não vão mais deixar eles irem para Miami.
Nenhum comentário:
Postar um comentário