domingo, 1 de agosto de 2021

PENICILINA

 


DEUS DAS LACUNAS
Esse é um termo usado no ateísmo que mostra como a necessidade de um Deus é cada vez menor na medida que o conhecimento avança. Antigamente, as pessoas recorriam a rezas para a cura de doenças e a expectativa de vida era de 40 anos. Hoje em dia substituir a medicina pelas orações é até crime de charlatanismo (artigo 283) e pode dar um ano de prisão. Nas igrejas, onde antes Deus era prometido para a cura de doenças, hoje se fala apenas em "cura da alma".
Deus das lacunas significa isso: Na medida que encontramos explicações pra os mistérios, mais a presença de Deus se esconde nas lacunas onde a ciência (ainda) não consegue alcançar. E essas lacunas são cada dia menores.
Nas mitologias, Deus explicava a origem do universo, hoje sabemos sobre o Big Bang. Deus regia o comportamento das pessoas via deuteronômio e hoje a maioria das leis do deuteronômio são crimes e considerados abusos. Enchentes globais que inundam todos os continentes são impossíveis e nunca aconteceram. A Bíblia e outros livros passaram de uma explicação real para meras "metáforas" A metáfora é uma lacuna, um esconderijo contra a luz da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário