domingo, 7 de novembro de 2021

MEU NOME É HALLEL RABIN

 


Olá, meu nome é Hallel Rabin. Eu sou negadora de 18 anos de um kibbutz israelense e amanhã serei mandada para a prisão pelo exército israelense. Pouco antes de Rosh Hashanah, o Ano Novo Judeu, recusei-me a entrar no exército israelense e ser presa na prisão militar durante as férias. Já estou preso há 14 dias, porque não quero ser soldado da ocupação da Palestina. Tentei pedir isenção por motivos de consciência, mas o exército se recusou a concedê-la. Em vez disso, fui mandado para a prisão repetidamente para quebrar meu espírito. Amanhã vou me encarnar pela terceira vez no decorrer de um mês

Estamos vivendo em um período de mudança e luta. Em todo lugar do mundo, os jovens estão lutando pela democracia real e estão utilizando a desobediência civil para combater o racismo e a injustiça. Mas para os palestinos, as injustiças do passado continuam a prevalecer. Nos territórios ocupados por Israel, os direitos humanos e as liberdades básicas são constantemente negados, enquanto os palestinos estão privados da liberdade de viver livremente.
Fui educado nos valores da liberdade, compaixão e amor. Lutar para manter outra nação escravizada contradiz esses valores. Durante muito tempo, o povo bom de Israel concordou em participar das atrocidades cometidas pela ocupação. Embora eu saiba que minha recusa é pequena e pessoal, eu desejo ser a mudança que eu quero ver no mundo, e mostrar que outro caminho é possível. Pessoas pequenas fazem grandes mudanças. É hora de gritar: Não há tal coisa como uma boa repressão, não há tal coisa como racismo justificável e não há mais espaço para ocupação israelense.

Um comentário: