domingo, 1 de maio de 2022

A FESTA DA SERPENTE

 Adalgisa Silveira 


A festa da serpente é uma comemoração que se celebra na cidade de Cocullo em 1 de Maio, em honra de São Domingos abade, mas de origens antigas atribuíveis ao rito pagão de veneração da deusa Angizia, em Abruzzo. Itália.

.
ANGIZIA - Identificada por alguns estudiosos como filha de Eeta e irmã de Circe e Medea. Como as cobras eram frequentemente ligadas às artes de cura, Angizia era provavelmente uma deusa da cura, de certa forma comparável a uma Potnia theròn "senhora dos animais".


A considerava através do tempo, uma feiticeira do que uma deusa, devido a ela o conhecimento do uso de ervas curativas, especialmente aquelas contra picadas de cobras.


Outros poderes foram atribuídos a ela, como matar cobras com um toque. Pelos romanos às vezes era associado à Boa Dea (deusa).


A primeira fase do festa consiste na busca e captura de cobras (todas estritamente não venenosas) que começam a ser coletadas quando a neve começa a derreter, por especialistas chamados serpari.


Estes observam as mesmas técnicas das antigas cobras mesmo que então os répteis fossem colocados em recipientes de terracota, agora em caixas de madeira.


A festividade foi nomeado pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário