Sou de uma época em que passávamos o Ano Novo na praia com amigos e familiares em completa paz. As pessoas levavam violões, flautas e tambores. Formavam seus grupos para cantar e rir até o dia raiar. Havia o pessoal de Iemanjá com seus barcos. Nenhuma violência. As crianças adoravam passar uma noite na praia.
Éramos muita gente, todos os anos, mas permanecíamos pessoas, cada um com seu jeito.
O que era a celebração de cada um tornou-se mais um evento de propaganda e marketing, feito para exercitar o controle sobre multidões sem rosto.
A festa das pessoas tornou-se mais um evento mercantil para consumidores padronizados, excitados e idiotizados.
Vieram os shows. Os cachês. Os patrocínios. A mercantilização dos espaços. Os cordões de isolamento. A ânsia de ter cada vez mais gente apinhada. As galeras. A música da hora. Vieram junto a tensão, a violência e a sujeira.
Saíram a individualidade, o prazer, a paz, a intimidade, a música de cada um.
Os espetáculos dos fogos tornaram-se desproporcionais. Tudo se tornou desproporcional a qualquer medida humana.
Neste ano foram três milhões? Pois no próximo serão quatro! Sucesso se mede assim. Quem garante é a grande máquina de formação e controle de multidões a serviço das mercadorias.
Leio que neste ano o acesso à praia terá detectores de metais. Sorria, você está sendo filmado!
Tchau, pessoal, a gente não se encontra lá!
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