terça-feira, 6 de junho de 2023

SOBRE O DOIS DE JULHO

 A BAHIA ESTÁ 200 ANOS ATRASADA PARA O 2 DE JULHO

 

Foto: Dimitri Ganzelevitch


Pois é, estamos na primeira segunda-feira de 2023, ano em que celebramos dois séculos de independência da Bahia. E você já ouviu falar nas grandiosas ações comemorativas que o estado e a sociedade civil estão preparando (a esta altura deveria ser finalizando) para honrar os 200 anos do 2 de julho? 

Pergunto porque eu não ouvi. Cadê o instituto geográfico e histórico da Bahia? Cadê o governo do estado? Cadê a prefeitura? Cadê os veículos de imprensa? Os grandes empresários? As universidades? 

Minha gente, acorde! São 200 anos! Não vai ter nem mesmo um concurso de redação com estudantes da rede pública? Aliás, ainda existe isso: estudante da rede pública? (Como o atual governador vem de ser secretário de educação, imagino que as escolas baianas estão às mil maravilhas). 

Nós somos mesmo tão piores assim que os baianos de 100 anos atrás? pois, a celebração do centenário da independência deixou pelo menos um legado magnífico e inquestionável: o hino ao senhor do Bonfim da Bahia - "redentor que há cem anos nossos pais conduziste à vitória...". 

Cadê nossos especiais? Teremos peças audiovisuais incríveis contando as histórias de figuras como Maria Quitéria, madeira de melo, o mercenário Labatut, a lenda Maria Filipa? 

Tudo já era pra ter começado. Mas, espero que ainda haja tempo. Uma dica: as letras da inscrição "O BRASIL A MARIA QUITÉRIA", na base da estátua, precisam ser recolocadas. 

Aos meus queridos amigos aqui desta rede social, peço que compartilhem este singelo apelo para ver se chega e comove a quem de direito. já estamos 200 anos atrasados. Sei que é hora de reis, Bonfim, iemanjá etc. mas este 2 DE JULHO é urgente, é urjá! 

James Martins

2 de janeiro de 2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário