domingo, 22 de dezembro de 2024

UMA CARTA A PREFEITURA DE SALVADOR

 FINALMENTE O BAIRRO DE SANTO ANTÔNIO TEM VOZ ATIVA



Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio Além do Carmo

Salvador, 18 de Dezembro de 2024

À Prefeitura-Bairro Distrito Cultural Centro Histórico

Sr. Antônio Sérgio Freire

REF: Autorização de Eventos de Grande Porte/ Evento SOM DO SABOR no Bairro Santo Antônio Além do Carmo

Prezado Senhor,

A Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio Além do Carmo, entidade sem fins lucrativos que visa defender os interesses da comunidade local e zelar pela preservação da qualidade de vida e identidade cultural do bairro, vem por meio desta manifestar sua preocupação com a autorização de eventos de grande porte em nossa região, como a exemplo do festival denominado "Som do Sabor", anunciado para os dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2025.

Nosso bairro, majoritariamente residencial e tombado pelo IPHAN, possui infraestrutura limitada, com ruas estreitas e uma mobilidade já fragilizada. A realização de eventos de grande porte, como o mencionado, aumenta significativamente os transtornos para os moradores, afetando diretamente a segurança, a liberdade de circulação e o bem-estar de todos que aqui residem.

Nos últimos anos, temos enfrentado uma intensificação no fluxo de pessoas durante eventos, o que resulta em:

● Mobilidade prejudicada: Ambulâncias e veículos de emergência frequentemente não conseguem acessar o bairro, comprometendo a segurança de idosos e pessoas com necessidades especiais. Bloqueios de ruas para carga e descarga, que muitas vezes são realizadas por veículos pesados, que sobem nos passeios e quebram as tampas das redes de infraestrutura.

● Confinamento involuntário: Durante alguns eventos, os moradores ficam ilhados em suas próprias casas devido ao excesso de público e a grande quantidade de ambulantes ocupando os passeios e os acessos às residências.

● Falta de infraestrutura adequada: O bairro não conta com banheiros públicos suficientes, coleta de lixo reforçada ou planejamento adequado para suportar grandes aglomerações. As ruas ficam sujas e impregnadas de urina.

● Impactos na identidade cultural e qualidade de vida: O aumento desordenado de eventos altera o perfil do bairro, que historicamente é conhecido pela sua tranquilidade e pelo caráter residencial de suas ruas. Eventos de grande impacto no largo impedem o uso como local de lazer para os moradores, principalmente para crianças e idosos.

● Poluição Sonora: Viver em um bairro que está se tornando um pólo de gastronomia e eventos já está sendo bastante desafiador para os que aqui moram, com constante barulho de música, conversas em bares e tilintar de copos e garrafas, se eventos maiores são autorizados, todo esse barulho se amplifica e traz prejuízos ainda maiores.

Reforçamos que o Santo Antônio Além do Carmo, além de ser um bairro residencial, é um patrimônio histórico e cultural que precisa ser preservado. Eventos de grande porte, sem um planejamento que considere as limitações do bairro e a consulta prévia à comunidade local, apenas intensificam os problemas já enfrentados pelos moradores e colocam em risco a sustentabilidade da região.

Dessa forma, solicitamos à Prefeitura-Bairro, à SEDUR e aos demais órgãos responsáveis pela autorização e fiscalização de eventos na cidade, que reavaliem a autorização para eventos de grande porte no bairro, garantindo um equilíbrio entre turismo, preservação e qualidade de vida dos moradores.

Adicionalmente, sugerimos a criação de um canal de diálogo constante entre a Prefeitura, Comitê Executivo do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, os organizadores de eventos e a comunidade local, com reuniões regulares que permitam a análise prévia dos impactos de quaisquer atividades de grande porte no bairro, nos moldes do decreto Nº 36.870/2023.

Certos de podermos contar com a sensibilidade e atenção desta respeitada instituição para com as demandas da comunidade local, antecipamos nossos agradecimentos e nos colocamos à disposição para contribuir com soluções sustentáveis e alinhadas às características do bairro.

Atenciosamente,

Carolina B. Zanneti 

Presidente 

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO

E-mail: santoantoniomoradores@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário