segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A CANÇÃO DE UGARIT



No início dos anos 1950, arqueólogos desenterraram diversas tábuas de argila do século 14 aC.

Encontradas na antiga cidade síria de Ugarit, estas tábuas continham sinais cuneiformes do idioma Hurrita – pertencente ao povo Hurrita, que viveu na antiga Mesopotâmia.

O texto encontrado acabou por ser a música mais antiga já descoberta, um hino de 3.400 anos de idade.

Anne Draffkorn Kilmer, professor de Assiriologia na Universidade da Califórnia, nos EUA, produziu a interpretação que você vê na imagem em 1972.

Desde as suas publicações iniciais na década de 60 sobre o achado, outros estudiosos publicaram suas próprias versões.

Pesquisadores encontram partitura de uma canção de mais de três mil anos.

Parece impossível, mas é verdade: cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, encontraram e decodificaram um conjunto de antigos textos cuneiformes, e o resultado é a recriação de uma peça musical inédita.

O corpo das tabuinhas cuneiformes anciãs, conhecido como texto léxico, foi descoberto pela primeira vez na década de 1950 na antiga cidade síria de Ugarit.

Antes, não se sabia quase nada sobre a música sumério-babilônica, a não ser o tipo de instrumentos musicais utilizados, o que se deduziu a partir de imagens esculpidas e de vestígios arqueológicos encontrados.

Eram completamente desconhecidas a teoria e a prática do que se considerava uma arte divina, cujo patrono era o deus Enki/Ea, que governava os reinos da magia, da arte e do artesanato. Mas, recentemente, foi encontrada uma coleção que conta com quatro textos cuneiformes individuais e um quinto grupo de textos com uma teoria e notação musical complexas e um hino de louvor de quase 3.400 anos, ou seja, a peça completa mais antiga de música escrita já descoberta.

A tábua contém a letra de um hino a Nikkal, deusa das plantações, e instruções para um cantor, acompanhadas de um sammûm de nove cordas, um tipo de harpa ou lira. Os especialistas da Universidade da Califórnia publicaram um livro de áudio chamado “Uma Canção do Culto Hurrian da Antiga Ugarit”. Outros cientistas e artistas realizaram suas próprias versões dessa música ancestral: um convite para se envolver na atmosfera mágica que vem de um passado muito, muito distante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário