quinta-feira, 20 de junho de 2019

PARLAMENTARES E LATIFÚNDIO

Mapa das Terras dos Parlamentares mostra que eles acumulam fazendas na Amazônia e no Matopiba



De Olho nos Ruralistas elaborou mapa que localiza, por município, as propriedades rurais declaradas por deputados e senadores; primeira reportagem de série sobre bancada ruralista aponta latifúndios de congressistas nas fronteiras agrícolas

Por Leonardo Fuhrmann

Consideradas as últimas fronteiras agrícolas do país, as regiões do Matopiba (formado pelo estado do Tocantins e partes do Maranhão, Piauí e Bahia) e a Amazônia Legal concentram a maior parte das terras dos congressistas, segundo levantamento feito pelo De Olho nos Ruralistas. A análise leva em conta as fazendas dos donos de mais de 100 hectares de terra, segundo declarações entregues no ano passado à Justiça Eleitoral.

No caso da Amazônia legal, que engloba os estados da região Norte, o Mato Grosso e oeste do Maranhão, a maior ameaça é contra a Floresta Amazônica. O avanço do agronegócio no Matopiba ocorre em áreas de Cerrado. Além dos problemas ambientais, o crescimento da agropecuária aumenta o preço da terra e os conflitos agrários, situações que resultam na expulsão de camponeses, indígenas e quilombolas – e em mortes.
Ao longo dos próximos dias, a série De Olho na Bancada Ruralista trará informações sobre esse bloco de congressistas e sobre seu braço institucional mais conhecido, a Frente Parlamentar da Agropecuária.

MAIS, MUITO MAIS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário