sábado, 19 de março de 2022

O GRANDE SHOW DE PUTIN

'Nunca tivemos tanta força', diz Putin em estádio lotado em Moscou

UMA MANIFESTAÇAÕ MUITO ESPONTÂNEA!

Presidente russo faz discurso para quase 100 mil pessoas e parabeniza soldados na Ucrânia. Jornalistas no local recolheram relatos de que trabalhadores ligados ao governo foram convocados e levados de ônibus para participar de evento.

Shows de cantores pop, músicas nacionalistas, bandeiras, telões e efeitos especiais. Esse foi o cenário no qual o presidente da RússiaVladimir Putin, discursou para cerca de cem mil pessoas no estádio Luzhniki, em Moscou, nesta sexta-feira (18).

Em meio à guerra da Ucrânia, o líder russo fez um discurso recheado de tons nacionalistas e afirmou que seu país nunca teve "tanta força" como agora. Veja vídeo abaixo.

Segundo relatos coletados por jornalistas no local, o governo mobilizou trabalhadores ligados ao Estado para participar do evento, que era oficialmente dedicado ao oitavo aniversário da anexação da Crimeia pela Rússia, mas foi, de fato, um comício de apoio à invasão da Ucrânia.




Ovacionado por apoiadores, Putin enalteceu ainda as tropas russas que estão na Ucrânia e parabenizou soldados que estão lutando no front. Para justificar o que chamou de "operação militar" no país vizinho, o líder russo alegou que está salvando os ucranianos de forças neonazistas e "evitando um genocídio" por lá.


"A Rússia já tinha feito todo o possível para levantar a Crimeia. Sebastopol criou uma barreira contra os neonazistas, e as pessoas em Donbass também não concordaram com esse governo", discursou o presidente russo.

 A festa ocorreu no estádio que, em 2018, sediou a cerimônia de abertura e a partida final da Copa do Mundo, vencida pela França. Construído na década de 1950, o local sediava jogos da seleção de futebol da União Soviética e se destacou mundialmente por receber também os Jogos Olímpicos de 1980.

Imagem do estádio de Luzhniki, que sediou jogos da seleção soviética, reformado em 2018 para receber a Copa do Mundo naquele ano.  — Foto: Iliya Pitalev/Sputnik

Imagem do estádio de Luzhniki, que sediou jogos da seleção soviética, reformado em 2018 para receber a Copa do Mundo naquele ano. — Foto: Iliya Pitalev/Sputnik

Com capacidade para 90 mil pessoas, o local estava totalmente lotado por pessoas balançando bandeiras da Rússia e vestidas com as cores do país. Do lado de fora, centenas de pessoas também acompanhavam a festa dentro do estádio através de um telão.

Antes e depois do discurso de Putin, houve shows com nomes do pop russo que apoiam o regime atual ou que ainda não se manifestaram contra a guerra. Artistas cantaram também clássicos do nacionalismo do país e canções que enaltecem soldados de guerra.

Presidente da Rússia, Vladimir Putir, discursa em comemoração dos 8 anos da anexação da Crimeia pela Rússia — Foto: Sputnik/Ramil Sitdikov/Kremlin

Presidente da Rússia, Vladimir Putir, discursa em comemoração dos 8 anos da anexação da Crimeia pela Rússia — Foto: Sputnik/Ramil Sitdikov/Kremlin

Interrupção da transmissão


Mas um episódio roubou as atenções. Já na parte final do discurso de Putin, a transmissão, feita pela TV estatal russa, foi bruscamente interrompida e transferida para um show que havia sido transmitido pouco antes do discurso do presidente russo.

Houve rumores de que algum episódio inesperado pudesse ter causado a interrupção, mas o Kremlin alegou que houve uma falha técnica e, por isso, o trecho final do discurso não pode ser transmitido no momento. Putin deixou o estádio logo após o discurso, segundo relataram a agências de notícias assistentes do evento.

Apoiadores de Putin sacodem bandeiras durante discurso do presidente russo  — Foto: via Reuters

Apoiadores de Putin sacodem bandeiras durante discurso do presidente russo — Foto: via Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário