Foto de arquivo
História
O prédio do Cine-Teatro Jandaia foi inaugurado no ano de 1911.
Incialmente foi fundado pelo comerciante sergipano João Oliveira, que também era o dono da Panificadora Jandaia, num galpão na Baixa do Sapateiro com capacidade para quatrocentas pessoas, exibindo fitas de cinema mudo.No ano de 1927, após uma série de interdições o Cine-Teatro foi fechado.
Em 3 de julho de 1931, Oliveira inaugurou um prédio moderno e luxuoso, após reformas e ampliações, inspirado depois de Oliveira ter feito uma viagem à Europa. O novo cinema ocupou uma área de 1 200 metros quadrados, após a incorporação de oito casas vizinhas. À esta época era um cinema de elite, assim como o Guarany, Glória e Excelsior. A edificação possui elementos inspirados pela Art déco e a Art nouveau, vanguardas artísticas europeias que influenciaram a produção artística e arquitetônica do mundo todo.
Foto: Dimitri Ganzelevitch
casas de espetáculos do estado de Bahia. Sendo um cinema de rua, principalmente na década de 1960, era reconhecido como o principal cinema de Salvador, recebendo também a denominação de "Palácio das Maravilhas". Foi o primeiro cinema do nordeste com equipamentos para exibir filmes sonoros. Personalidades e artistas como Carmen Miranda, Bidu Sayão, Grande Otelo e Dalva de Oliveira já apresentaram-se no Cine-Teatro Jandaia
ARQUITETURA:
A edificação feita de concreto armado em sua estrutura, apresenta linhas simétricas e uma integração da arquitetura com sua decoração interior, como luminárias, móveis e desenho artístico de sua serralheria. Sua fachada em estilo art déco é repleta de janelas venezianas, com uma série de frisos verticais espaçados com um imenso vitral decorativo na parte central.
idealizado pelo fundador do Cine-Teatro Jandaia, João Oliveira, tendo uma figura feminina com uma ave jandaia.
Em sua lateral esquerda encontra-se uma pequena torre, que dá uma verticalidade à sua fachada. Era desta torre que uma sirene era tocada para avisar os espectadores que as sessões estavam para começar. Em sua sala de projeção, o público com poder aquisitivo melhor concentrava-se na plateia enquanto os mais carentes acomodavam-se em uma área denominada "gerais". No piso térreo e no andar dos camarotes, encontram-se pilares metálicos.
Foto: Dimitri Ganzelevitch
Nenhum comentário:
Postar um comentário