segunda-feira, 11 de abril de 2022

A CAMARA SECRETA DE MICHELANGELO

... EM FLORENÇA


Imagine um cômodo escondido e mantido desconhecido por 500 anos dentro de uma Basilica na Itália !
Pois é ! Isso aconteceu em Florença e em meio a um local conhecido e celebrado .


Em 1975, Paolo Dal Paggetto, então diretor do museu das Capelas Medici em Florença, na Itália, tropeçou em um tesouro renascentista. Enquanto procurava uma nova maneira de escapar dos turistas, ele descobriu um alçapão escondido sob um guarda-roupa sob a Nova Sacristia da Basílica de San Lorenzo que dava para uma câmara destinada a abrigar os túmulos ornamentados da família Medici. O alçapão dava para uma pequena escada que levava a uma sala repleta de desenhos e esboços feito com carvão.


Ninguém sabia disso por centenas de anos. Pensa-se que esta sala foi o esconderijo secreto de Michelangelo por alguns meses em 1530, para evitar ser encontrado pelos Medici.


Nesta sala, Michelangelo, armado apenas com carvão e giz, esboçou figuras de suas obras passadas e futuras: a cabeça de Laocoonte, várias revisões de Davi, algumas imagens da Capela Sistina e até um auto-retrato.
Agora a sala, que por todas essas décadas era apenas acessível a especialistas em arte, foi aberta ao público .


Mas... Por que Michelangelo estava se escondendo?
As Capelas dos Médici, agora um museu, eram originalmente um mausoléu, o local de sepultamento dos membros dos Médici, a partir da segunda metade do século XIV.
Em 1519, Michelangelo foi convidado a erguer a Nova Sacristia, na qual trabalhou por cerca de 10 anos; se tornaria uma de suas maiores obras arquitetônicas. Na época, Michelangelo era, portanto, um protegido da família nobre, mas quando uma revolta popular eclodiu para derrubá-los, o artista nao ficou do lado dos Medici. No entanto, a família poderosa logo voltou ao poder e Michelangelo teve que fugir.


Mas ele não foi muito longe; há muito tempo que nela trabalhava, conhecia bem as Capelas dos Médici e o complexo de San Lorenzo, e aí se refugiou, num porão comprido e estreito sob a mesma sacristia que havia construído; o que hoje é conhecido como 'quarto secreto de Michelangelo'
A sentença de Medici sobre Michelangelo foi eventualmente levantada pelo papa Clemente VII, ele próprio membro da família Medici, para que o artista pudesse continuar trabalhando na capela e túmulos da família. Ele saiu de Florença em 1534, sem concluir o combinado.


A Basílica de São Lourenço é uma igreja do início do Renascimento, concebida por um dos maiores arquitectos desta época, Filippo Brunelleschi, sobre uma pequena igreja fundada por Santo Ambrósio no ano de 393.
As obras foram iniciadas em 1419, com o patrocínio de Cosme, o Velho, Médici, e foram terminadas em 1460 por Antonio Manetti, que respeitou fielmente o plano inicial.


Está integrada no centro histórico de Florença, local classificado Património Mundial pela UNESCO, juntamente com a catedral e os palácios Médici-Riccardi, Pitti e Uffizi.

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