Sobre o país que inventou o papel, a pólvora, o garfo e o macarrão
Respostas de chineses a perguntas tolas de jornalistas
atualizado 15/04/2023 5:38
Jantei com o então embaixador da China no Brasil em 1997, ano em que seu país, depois de quase 100 anos, retomaria o controle sobre Hong Kong, então colônia do Império Britânico.
Estava interessado em saber mais sobre a China, o país que mais crescia no mundo e que em breve rivalizaria com os Estados Unidos. Também um dos 10 mais antigos.
A certa altura da conversa, perguntei-lhe por que a China fora tão paciente ao esperar 98 anos para receber dos ingleses Hong Kong de volta. E ele respondeu com sincero espanto:
“Mas o que são 98 anos na história da China?”
De fato, não eram nada. A civilização chinesa tem hoje mais de 5.800 anos. Entre as invenções chinesas estão o papel, o papel-moeda, a imprensa, a seda, a pólvora, o garfo e o macarrão.
Antiguidade é razão de orgulho para os chineses. Por isso que Zhoun Enlai, o primeiro primeiro-ministro da China, chefe de governo de 1949 a 1976, riu da pergunta de um jornalista.
Não sei se é fato ou lenda. Mas conta-se que um jornalista americano quis saber a opinião dele sobre a Revolução Francesa de 1789 que derrubou a monarquia e impactou o mundo.
A resposta de Zhoun Enlai foi: É muito cedo para sabermos!
ResponderExcluir