‘Pode haver uma infiltração do crime organizado’, diz Lewandowski sobre PEC da Blindagem
Em entrevista ao jornal ‘O Globo’, o ministro da Justiça disse ainda que ‘há limites para a anistia’
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse que vê com preocupação o avanço da PEC da Blindagem no Congresso. Em entrevista ao jornal O Globo, ele afirmou que a proposta, se aprovada, pode facilitar a entrada do crime organizado na Câmara, no no Senado e nos parlamentos estaduais e municipais.
Lewandowski disse ser a favor de garantir a proteção da imunidade parlamentar, mas entende que a proposta aprovada pelos deputados federais representa a criação de “mecanismos de impunidade”.
“Pode ser um problema, sobretudo porque essa chamada PEC da Blindagem vai se aplicar aos deputados estaduais e quem sabe aos vereadores. Tem um efeito cascata importante: pode haver uma infiltração do crime organizado nos Parlamentos, que é algo que muito me preocupa“, apontou.
A proposta, aprovada na Câmara a toque de caixa, prevê que as investigações contra deputados e senadores na Justiça só aconteçam após autorização dos próprios colegas – em uma votação secreta. Além disso, restringe a prisão dos parlamentares a casos de prisão em flagrante.
Perguntado se o tema é inconstitucional, Lewandowski, que foi ministro do Supremo, se esquivou: “Vamos nos resguardar para nos pronunciarmos quando esse projeto for aprovado”. Ele afirmou, ainda, que espera que o Senado derrube ao menos parte da proposta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário