A onda turística que mudou o cenário de um paraíso da Bahia
Pousadas e restaurantes rapidamente se adaptaram à nova clientela
Por Renata Firpo
6 jan 2026
Morro de São Paulo é uma vila da ilha de Tinharé. Localizada a cerca de 60 quilômetros ao sul de Salvador, capital da Bahia, ela é conhecida por suas belezas naturais e turismo. Na última década, a vila tem recebidos visitantes inusitados que acabaram por impactar na economia e no mercado imobiliário local. São os turistas israelenses, na maioria judeus, que transformaram o cotidiano do lugar.
O fluxo intenso desses visitantes foi impulsionado anos atrás pela gravação de uma série de televisão ambientada na região. O impacto da série que apresentou Morro de São Paulo ao público israelense acabou extrapolando o campo do entretenimento. Ao criar uma narrativa afetiva em torno do destino, a produção contribuiu para formar um imaginário coletivo que se materializou em investimentos concretos, adaptações urbanas e novas oportunidades no mercado imobiliário local. Hoje, o lugar colhe os frutos de um turismo segmentado que, além de movimentar a economia, redefiniu o uso e o valor dos imóveis, mostrando como cultura, mídia e comportamento do consumidor podem moldar de forma profunda um território.
A continua e crescente ida de israelenses para Morro de São Paulo estimulou a ampliação e a diversificação das opções de curta temporada, com imóveis sendo adaptados ou concebidos especificamente para atender às demandas culturais, religiosas e de consumo desse público formado, em sua maioria, por jovens que, após concluírem o ano de serviço militar no país, viajam pelo mundo, para, depois, iniciar sua vida de trabalho.
LEIA MAIS
https://veja.abril.com.br/coluna/real-estate/a-onda-turistica-que-mudou-o-cenario-de-um-paraiso-da-bahia/
COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO.- Para satisfazer as demandas culturais destes jovens, que tal abrir academias de tiro? Devem ser excelentes professores...

Nenhum comentário:
Postar um comentário