FÉLIX VALLOTON
A BATALHA DE VERDUN (1917)
Félix Edouard Vallotton (1865 – 1925) foi um pintor suíço que produziu obras nos mais variados estilos, incluindo retratos, xilogravuras e obras abstratas. No caso da obra "Verdun", ele optou por influências cubistas no retrato de um cenário de guerra.
As sombras caindo do céu e os morros pegando fogo não são uma representação generalista de guerra, mas sim uma referência à Batalha de Verdun, que ocorreu na Primeira Guerra Mundial. Ela ocorreu entre 21 de fevereiro a 18 de dezembro de 1916, em Verdun, na França. A batalha foi entre franceses e alemões, e é considerada uma das maiores da história.
A principal razão para isso é porque ela foi extremamente longa. Durando 300 dias e tirando mais de 400 mil vidas, ela foi a mais duradoura de todas as batalhas da história.
Até hoje, mais de 100 anos depois do fim da batalha, a área em que ela foi travada continua inabitada pelos franceses. Todo o local é cercado e se transformou numa perigosa floresta, onde granadas usadas na guerra ainda são ativadas por acidente. Além disso, o solo também é inutilizável devido à grande quantidade de corpos e arsênico.
As razões para essa batalha tão brutal ter ocorrido são muitas: entre elas estão a grande briga de egos entre países e a modalidade de guerra que ainda era relativamente nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário