quinta-feira, 5 de julho de 2018

O AGA KHAN EM LISBOA

A fé, a fortuna e o poder de Aga Khan e dos ismaelitas que vão ter sede em Lisboa 



Quem é esta elite muçulmana que vai ter uma sede global em Lisboa? E o seu Imã que, sem ter Estado, tem tratamento diplomático e move-se entre reis e líderes mundiais?

Já têm um centro em Lisboa, nas Laranjeiras, há 20 anos, mas a partir de agora vão ter na cidade a sede global da comunidade ismaili. Por estes dias, os ismaelitas (ou ismailis) invadem a capital do país, onde se celebra o jubileu de Diamante da designação do seu líder espiritual. O Imã príncipe Aga Khan Shah Karim Al-Husseini que chega esta sexta-feira a Lisboa, aliás, vai mesmo passar a ter na capital portuguesa uma residência oficial, estatuto diplomático e até um regime fiscal especial acordado com o Estado português.
Até ao dia 11, estima-se que passem por Lisboa cerca de 45 mil ismaelitas, para celebrarem o seu Imã, numa série de eventos que se concentram sobretudo no Parque das Nações, mas que também passam pelo Centro Ismaili e pelo palácio no centro da cidade que está a ser recuperado, para acolher a sede do Imamato. O Imã vai ser recebido pelo Presidente da República, pelo Governo e vai discursar na sala do Senado da Assembleia da República. Quem é este príncipe sem Estado que é recebido com honras de Estado em Portugal? De onde vem a sua fortuna e porque tem tanta influência junto de alguns dos principais líderes do mundo? Que fé professam os seus seguidores? O Observador procurou respostas às principais perguntas sobre esta comunidade secular e o seu líder.

Quem são os ismaelitas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário