sábado, 8 de outubro de 2016

BEETHOVEN... IMPERDÍVEL!



Daniel Barenboim (Buenos Aires15 de novembro de 1942) é um pianista e maestro argentino.
Daniel Barenboim mora em Berlim. Começou sua carreira como pianista, sendo mais conhecido como maestro. É conhecido por seu trabalho com a West-Eastern Divan Orchestra, uma orquestra de jovens músicos árabes e judeus, que ele fundou com Edward Said.
Daniel Barenboim nasceu em Buenos Aires, na Argentina. Seus avós foram Asquenazes russos.[1] Começou a ter aulas de piano com sua mãe aos cinco anos de idade, e continuou a estudar com o seu pai, Enrique, que foi seu único professor. Em Agosto de 1950, quando tinha apenas sete anos de idade, apresentou seu primeiro concerto formal, em Buenos Aires.
Em 1952 a família de Barenboim se mudou para Israel. Dois anos depois, no verão de 1954, seus pais foram para Salzburgo, para que o jovem Daniel tivesse aulas de direção com Igor Markevitch. Neste verão Barenboim conheceu e tocou para o maestro Wilhelm Furtwängler, que foi para ele uma influência musical e exemplo.[2] Furtwängler chamou o jovem Barenboim de "fenômeno", e o convocou para tocar o Primeiro Concerto para Piano de Ludwig van Beethoven com aFilarmônica de Berlim, porém o pai de Barenboim não permitiu, alegando que não era aconselhável uma criança judia tocar em Berlim, devido ao Holocausto.
Em 1955 Barenboim estudou harmonia e composição com Nadia Boulanger em Paris. Barenboim estreou como pianista em Viena e Roma, em 1952, em Paris em 1955, em Londres em 1956, e em Nova Iorque em 1957, sob a batuta de Leopold Stokowski. Fez turnês regulares pela EuropaEstados UnidosAmérica do Sul,Austrália e o Extremo Oriente.
Em 1967 Daniel Barenboim casou com a violoncelista Jacqueline du Pré, em Jerusalém.[3] O casamento durou até a morte de Jacqueline, em decorrência deesclerose múltipla em 1987. Sua amizade com músicos renomados, como Itzhak PerlmanZubin Mehta e Pinchas Zukerman, e o casamento com du Pré conduziram ao famoso filme de Christopher Nupen sobre o Quinteto de Franz Schubert.[4]
Após começar a sofrer dos sintomas da esclerose, du Pré foi diagnosticada com esclerose múltipla e retirou-se da cena musical em 1973. No início da década de 1980, durante seu casamento, Barenboim começou uma relação com a pianista russa Elena Bashkirova, com quem viria a ter dois filhos em Paris: David Arthur, nascido em 1983, e Michael Barenboim, nascido em 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário