sexta-feira, 23 de junho de 2017

DESABAFO DE UMA SOTEROPOLITANA

Resultado de imagem para FOTOS DE MORTOS NA RUA

Meus queridos, eu vi: Um homem morto bem no meio da rua, com buracos de bala. Estava na rua, quando fui pro ponto de ônibus pra ir pra casa. Isso ainda no início da noite. 

Quando chego no ponto de ônibus, eis que me deparo com um homem caído no batente na porta de um bar, em frente ao ponto de ônibus onde eu estava, com uma aglomeração de pessoas neste bar, contemplando o morto e conversando. Rapidamente fiquei chocada, nunca tinha visto cena assim na minha vida de soterosofredora. 

As pessoas do meu lado também comentavam e eu resolvi perguntar o que tinha acontecido ao pobre infeliz estendido na porta do bar. Me contaram que tinha apenas 10 minutos que aquele homem tinha sido assassinado, com um tiro na nuca, outro nas costas e outro no braço, que tinham escutado os tiros de dentro da lancha, quando esta estava pra se atracar no pequeno cais a ela destinado. 

Pois é, me toquei que enquanto estava saboreando meus acarajés ali pertinho, tinha um assassinato acontecendo. Pouco tempo depois, fui pro ponto pegar minha condução pra casa e aí eu me deparei com esta cena lamentável, digna de guerra civil. Esta é a realidade da Cidade da Bahia. Diante do meu choque, um homo brasilis me disse: "Isso é normal" - o que só aumentou a minha indignação. 

Como que se aceita que alguém morto a tiros em plena quinta feira, no início da noite, no meio da rua? Como se aceita algo assim como normal? Isso me faz pensar como é que vendem uma cidade destas, com uma sociedade brutal que resolve tudo na porrada, no tiro, na violência, sem segurança pública que preste como um lugar paradisíaco? (Um adendo: Não tinha UM policial por ali naquele momento). 

Esqueçam, é hora de encarar a realidade, esta cidade, este estado, este país, esta sociedade estão brutalizados, perdeu-se o respeito à vida, ao próximo (se é que isso existiu plenamente por aqui!), não se pode andar sossegado nas ruas que sempre acontece alguma coisa que estraga tudo (ou consigo, ou com terceiros), e ainda temos, de lambuja, a impunidade, que reina soberana. 

Mais um homicídio que provavelmente vai jazer sem solução. Desesperadora esta situação, e o pior, a conformidade com ela, que é apenas mais um sintoma desta doença moral. Só Deus pra nos proteger, estamos entregues!
Eneida Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário