Pelas calçadas, esburacadas e desqualificadas, da Barra.
a Prefeitura de Salvador fez um projeto de "Requalificação" da orla do bairro, sem ouvir os moradores e comerciantes, deixando de saber quais as suas, verdadeiras, prioridades. Isso demonstra a falta da tal gestão participativa.
Essa obra imposta teve um custo altíssimo, mais de R$ 60.000.000,00 investidos no trecho que vai do Porto da Barra ao Barra Center, na 1ª fase da obra.
Não vamos discutir aqui o projeto, nem o que foi prometido e o que foi efetivamente entregue, isso ficará para um outro momento.
O que vamos ressaltar é a incoerência entre a aplicação dos recursos públicos, desse montante, com o efetivo benefício para os moradores, comerciantes, usuários e visitantes do bairro.
Mais de 90% das pessoas que aqui vivem, trabalham ou circulam pela BARRA, usam suas ruas internas e estas encontram-se desqualificadas!
As calçadas esburacadas fazem parte, infelizmente, do cotidiano de Salvador. Isso não é "privilégio" do bairro MAS aqui foram investidos R$ 60 Milhões (só para lembrar) para requalificá-lo.
Os gestores públicos, deveriam, pelo menos disfarçar e exercer suas funções de fiscalizar, exigindo o reparo dos passeios deteriorados, de toda a sorte de "armengues" que encontramos pelas ruas da Barra.
Talvez muitos não saibam mas o papel do prefeito é resolver os problemas dos cidadãos de uma cidade, ele é eleito para fazer pelo menos o básico: desentupir bueiros, trocar lâmpadas queimadas de postes, cuidar de encostas, rios, trânsito e por aí vai...Isso não é favor é uma obrigação!
Se o prefeito não faz o básico, a Câmara Municipal de Salvador junto com os Vereadores de Salvador, deveriam exigir a aplicação correta dos recursos públicos em benefício da população. É isso mesmo!!! os vereadores não servem apenas para pedir votos em época de eleição, esses representantes do "povo" possuem responsabilidades, também! É nosso dever como cidadãos acompanhar e cobrar dos órgãos responsáveis a excelência dos serviços públicos, pagamos altos impostos, diariamente, para que a máquina pública funcione.
A Sucom Salvador e a Secretaria Municipal de Manutenção são as responsáveis pela fiscalização e manutenção das nossas calçadas. Essas secretarias possuem muitos funcionários, não é possível que dentre eles não exista um grupo de pessoas, competentes, para pelo menos tentarem enxergar uma solução para esses problemas!
Esperamos que a Ouvidoria de Salvador nos ESCUTE e OUÇA, que a Câmara Municipal de Salvador exerça o seu papel e justifique a sua necessidade e o prefeito ACM Neto faça pelo menos o básico para que os cidadãos possam CAMINHAR e não se AVENTURAREM pelo que deveria ser apenas um passeio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário