domingo, 6 de maio de 2018

AGRESSÃO NA CATEDRAL!


Estive na Catedral em julho de 2015 quando presenciei o inicio da retirada da pintura sobreposta na imagem de Santa Úrsula.  
Questionei a ação considerando inclusive a inexistência de prospecções,  como também o fato de pessoal não qualificado e o tempo curto para uma tarefa tão delicada. Encaminhei e-mail para a coordenadora  solicitando que não realizasse a remoção. 

Me coloquei a disposição para discutirmos a validade daquela ação. Não me responderam e passei a ser "persona non grata" na Catedral. 
A remoção continuou (soube que em média 15 pessoas trabalharam somente na remoção). Em 2017 recebi fotos da Sta Úrsula em fase final....fiquei estarrecida!!!! 

Uma pintura de péssima qualidade com padrões confusos,  douramento mal  feito, bochechas rosas, ...enfim, era gritante o resultado. Liguei imediato para o fiscal do IPHAN e solicitei que averiguasse o resultado de Sta Úrsula...desta minha  ação 2 pessoas foram demitidas pois foram acusadas de estarem passando informações para mim. 

Na mesma semana solicitei a comissão de arte sacra que fosse fiscalizar...viram a peça , fizeram considerações nas não foi permitido fotografar. 
O fato é:  fizeram  uma remoção sem critério,  encontraram uma pintura primeira que estava muito fragilizada (depoimentos de quem trabalhou na peça)  e fizeram uma reconstrução aleatória sem pesquisa dos padrões originais.  Mais um crime grave contra o patrimônio.  

Estava esperando as portas da Catedral abrir para poder fazer a denúncia. O que  precisar, me coloco a disposição para melhores esclarecimentos. 

Claudia Guanais
restauradora do MAS/UFBA, 
Mestra em Artes Visuais onde pesquisou a policromia 
na escultura sacra católica baiana.

P.-S. De Cláudia Guannais:
Os fatos devem ser bem esclarecidos: Houve remoção da pintura sobreposta 
(a pintura que até então conhecíamos), havia a pintura original 
(também chamada de pintura primeira). O que ocorreu foi que esta remoção foi realizada 
por pessoas sem experiência, em local e condições inapropriadas. 
Apos a remoção, a reconstrução desta pintura primeira 
foi realizada de forma aleatória não respeitando os padrões originais. 
As informações estão sendo distorcidas isto compromete a minha seriedade enquanto profissional. 

Um comentário: