Busto de 2 mil anos que representa o deus Dionísio é encontrado em Roma
Artefato foi "reciclado" e utilizado para construção de muro durante a Idade Média: a escultura representava divindade ligada às festas e ao vinho
DIONÍSIO TAMBÉM É CONHECIDO PELO NOME BACO NA MITOLOGIA ROMANA (FOTO: PARQUE ARQUEOLÓGICO DO COLISEU)
um busto de mármore do deus grego Dionísio (também conhecido como Baco pela mitologia romana) foi encontrado por arqueólogos durante escavações perto do Foro Romano, em Roma. A escultura tem cerca de 2 mil anos e buracos no lugar dos olhos — provavelmente porque haviam vidro ou pedras preciosas que preenchiam as cavidades.
De acordo com um comunicado do Parque Arqueológico do Coliseu, os especialistas "estavam escavando uma muralha medieval quando viram, escondida na terra, uma cabeça de mármore branco". O artefato foi reciclado e utilizado como material de construção para a parede, uma prática frequente na era medieval.
“O rosto é refinado e gracioso, jovem e feminino. Tudo isso nos faz pensar que poderia ser uma representação de Dionísio”, afirmou a equipe. Na mitologia grega, Dioníso é filho de Zeus e Semele, a filha mortal do rei de Tebas, e é conhecido como o deus do vinho, vinificação e cultivo de uva, bem como da fertilidade e do teatro.
ESPECIALISTAS ENCONTRARAM BUSTO ENQUANTO ESCAVAVAM MURO MEDIEVAL, PERTO DO COLISEU, EM ROMA (FOTO: PARQUE ARQUEOLÓGICO DO COLISEU)
O arqueólogo Claudio Parise Presicce contou ao periódico italiano Il Messaggero que o busto ainda não foi limpo porque podem existir traços de cor na peça: "No passado já havíamos encontrado objetos importantes perto do Foro de Trajano, mas é sempre emocionante uma descoberta como essa. É um objeto que te coloca no mundo antigo", disse.
A prefeita de Roma, Virgia Raggi, também comentou o assunto e pediu para os italianos darem boas-vindas acalouradas ao mais novo artefato: "Roma te surpreende e te emociona a cada dia. Uma maravilha", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário