quarta-feira, 2 de setembro de 2020

BIENAL DE ISTAMBUL

Famosa por seu caráter experimental, Bienal de Istambul começa sem título,  sem lista de artistas pré-divulgada e sem catálogo - Jornal O Globo

Bienal Internacional de Istambul é uma exposição de arte contemporânea que decorre em IstambulTurquia, de dois em dois anos desde 1987. É organizada pela İstanbul Kültür Sanat Vakfı (İKSV, Fundação Para as Artes e Cultura de Istambul) e tem como objetivo ser um ponto de encontro das artes visuais entre artistas de diversas culturas e audiências. 

Bienal de Istambul aponta relações num jogo não convencional na arte -  09/09/2015 - Ilustrada - Folha de S.Paulo

As bienais organizadas possibilitaram a formação de uma rede cultural internacional entre círculos artísticos turcos e internacionais, artistas, curadores e críticos de arte através da reunião de diversas tendências na arte contemporânea.

5ª Bienal de Design de Istambul divulga lista de participantes e novas  datas | ArchDaily Brasil

O evento é a maior exposição de arte organizada na Turquia e na área geográfica onde esse país se encontra. É considerada uma das das bienais mais experimentais e independentes da Europa e uma das mais importantes do mundo, a Bienal de Istambul privilegia um modelo que possibilita o diálogo entre artistas e público através das obras dos artistas em vez de adotar um modelo de representação nacional. 

Bienal de Istambul mira a catástrofe climática e esquece mudança da  política turca - 15/09/2019 - Ilustrada - Folha

O curador, nomeado por um conselho consultivo internacional, desenvolve uma estrutura concetual que serve de base aos convites de artistas e projetos. Após as primeiras duas bienais terem sido organizadas sob coordenação geral de Beral Madra em 1987 e 1989, a İKSV decidiu adotar o sistema um só comissário a partir da edição de 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário