Mimar Sinan (c. 1490-1588) foi o arquitecto dos sultões: Selim I, Solimão I, Selim II e Murade III; do Império Otomano.
A sua obra mais relevante é a Mesquita de Selim em Edirne, apesar de possivelmente a sua obra mais famosa ser a Mesquita de Solimão em Istambul.
Chefiou um extenso departamento governamental e treinou muitos assistentes que, por sua vez, distinguiram-se,
incluindo Sedefhar Mehmet Aga, arquiteto da Mesquita Azul. É considerado o maior arquiteto da período clássico da arquitetura otomana e tem sido comparado a Michelangelo, seu contemporâneo no Ocidente. Michelangelo e seus planos para a Basílica de São Pedro em Roma eram bem conhecidos em Constantinopla, visto que Leonardo da Vinci e ele tinham sido convidados, em 1502 e 1505, respectivamente, pela Sublime Porta a apresentar planos para uma ponte abrangendo todo o Corno de Ouro.
Sinan nasceu numa família ortodoxa cristã da Ásia Menor, sendo as suas origens na Anatólia Grega e Arménia. Em 1511 foi forçado a alistar-se ao serviço do Império Otomano como recruta de devşirme em Istambul e serviu ao Grão-Vizir İbrahim Paxá como novato da escola palaciana. Três anos mais tarde, como arquitecto e engenheiro, fez parte das campanhas militares de Selim I no Ocidente. Quando o exército otomano conquistou a cidade do Cairo, Sinan foi promovido a arquitecto-chefe e deram-lhe o privilégio de construir um edifício por cada cidade conquistada. Também foi comandante de uma companhia de infantaria, mas, por sua vontade, foi transferido para o comando de uma companhia de artilharia. Durante a campanha na Pérsia, desenhou embarcações para a travessia do Lago Van. Por este feito foi-lhe dado o título de Haseki'i, Sergento-de-Armas no corpo de guarda do Sultão.
O primeiro projecto de Sinan foi a Mesquita de Şehzade em 1548. Começou a construção da Mesquita de Solimão (Süleymaniye) em 1550, que foi terminada em 1557.
foto: Dimitri Ganzelevitch
Nenhum comentário:
Postar um comentário