A Igreja de Pamacaristo lit. "Igreja da Abençoada Mãe de Deus"), posteriormente designada Mesquita da Conquista (em turco: Fethiye Camii) é uma das igrejas bizantinas mais famosas de Istambul.
O seu pareclésio (capela lateral característica da arquitetura religiosa bizantina) é um dos melhores exemplos da arquitetura do período da dinastia Paleólogo e é igreja de Istambul com mais mosaicos a seguir à Basílica de Santa Sofia e à Igreja de Chora. Atualmente é uma mesquita, estando uma parte convertida em museu.
O edifício do período dos comnenos era uma igreja com uma nave principal, dois deambulatórios, três absides e um nártex a ocidente. A alvenaria era típica da época e usava a técnica de tijolos com reentrâncias. Essa técnica consistia na mistura de peças de tijolo com argamassa e ainda pode ser observada na cisterna que existe debaixo da igreja e no interior desta. A conversão da igreja para mesquita envolveu grandes mudanças no edifício.
As arcadas que ligavam a nave central com o deambulatório foram removidas e substituídas por arcos[nt 4] largos para abrir a nave. As três absides foram também removidas e no seu lugar foi construída uma grande sala com uma cúpula , colocada a leste e obliquamente em relação à orientação do edifício.
O pareclésio é o mais belo monumento do período bizantino tardio em Constantinopla. A sua planta é a típica cruz inscrita[nt 5], com cinco cúpulas, mas a proporção entre as dimensões verticais e horizontais é muito maior do que o usual, embora menor que igrejas bizantinas suas contemporâneas construídas nos Balcãs.
Embora grande parte do revestimento de mármore colorido tenha desaparecido, o santuário ainda tem alguns restos de painéis de mosaicos restaurados, os quais, embora não tão variados e tão bem preservados como os da Igreja de Chora, são importantes para o estudo e compreensão da arte bizantina tardia.
Testamento Moisés, Jeremias, Zephaniah, Miqueias, Joel, Zacarias, Obadias, Habacuque, Jonas, Malaquias, Ezequiel e Isaías. Na abside, Cristo Hyperagathos (Misericordioso) é mostrado com a Virgem Maria e João Batista. À direita da cúpula encontra-se, uma representação intacta do Batismo de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário