domingo, 6 de abril de 2025

PASSOU!


 Matheus, 25 anos, morador de Feira de Santana (BA), escreveu sua história com luz própria — mesmo quando estudava sem energia elétrica. Foram 8 anos fazendo ENEM, sendo 4 deles com um único foco: Medicina. E ele conseguiu.
💚
“Eu estou bastante honrado em poder fazer o curso que eu irei possibilitar mudanças de vida de várias pessoas. É um sonho se concretizando”, afirmou .
Vindo de uma comunidade quilombola, filho de pais analfabetos e morando num bairro periférico, Matheus superou obstáculos que pareciam intransponíveis. Durante a pandemia, sem poder estudar na biblioteca pública, recebeu de uma amiga uma casa simples para se dedicar — sem internet, sem ventilador e sem luz. Mesmo assim, estudava 6h por dia, com apostilas e videoaulas no celular. À noite, a luz de uma vela iluminava seus sonhos. 🕯️📖
Matheus já havia trancado um curso de Enfermagem. Mas em 2018, decidiu recomeçar. Deu aulas de reforço no bairro para comprar material e pagar plataformas online. Estudou de máscara, sozinho, para simular o dia da prova. E tirou 980 na redação. Em 2021, finalmente calouro de Medicina na UFRB — o primeiro médico da família e da comunidade. ✨
"Você tem que acreditar nos seus sonhos, porque se você não acreditar, ninguém vai acreditar. Tem uma frase que sempre utilizo: a educação modifica vidas, assim como Jesus modifica o nosso interior. Focar, acreditar e ter fé, que em algum momento, a vitória vai chegar", disse Matheus.
Porque quem atravessou a escuridão para estudar já entendeu que a luz que move a vida... vem de dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário