sábado, 17 de dezembro de 2016

PROCESSO DE ARUINAMENTO

ARQ. LUIZ ANTÔNIO DE SOUZA

A mostrar Sobrado dos Azulejos.JPG

O processo de arruinamento – a olhos vistos – do SOBRADO AZULEJADO DA PRAÇA CAIRU, localizado na rua da Bélgica, próximo ao Mercado Modelo (antiga Alfândega), do Elevador Lacerda, da Capela de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo, todos edifícios tombados nacionalmente, e o Frontispício da Cidade, pontos marcantes de referência e singularidade da paisagem e marcos turísticos de indiscutíveis importância, ganha contorno de escândalo, já que não há mais perplexidade.

A mostrar Sobrado fachada.JPG


Observe-se que o referido SOBRADO é uma edificação tombada pelo IPHAN sob o N. 417 do livro de Historia, fls. 68 em 30/07/1969. Lá funcionou na década de 40 do século passado o EPUCS, escritório responsável pelo plano urbanístico de Salvador.

Como revelam as fotografias anexas de nossa autoria, o edifício nos últimos tempos está sendo alvo de pilhagem com janelas e grades, sistematicamente, arrancadas, azulejos danificados criando situações de risco para os transeuntes, pela exposição as intempéries do reboco e tijolos. 


Situação de risco a segurança de pedestre e danos patrimoniais que podem ser causadas pelo desprendimento desse e outros elementos construtivos, notadamente, no período de festas de final de ano que reunirão significativo público de locais e turistas atraídos pelos espetáculos promovidos pela PMS. 

Um palco está em montagem no local anunciando o multitudinário encontro de final de ano.

É importante que tomemos alguma posição pois a PMS vai colocar a culpa no IPAC que colocará a culpa no IPHAN que colocará a culpa na Prefeitura......

A mostrar Sobrado detalhe.JPGNão é só o espaço público: é toda uma cidade produzida como de ninguém com os expertos a fazerem negócios pois a cidade é vista como oportunidade de miúdos, pequenos, médios, grandes e plus size negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário