quinta-feira, 30 de março de 2017

MENSALIDADE NA UNIVERSIDADE

Pedro Del Mar

Hoje, a Câmara dos Deputados votou a proposta de emenda à Constituição, PEC 395/14, do deputado Alex Canziani (PTB-PR), que visa permitir às universidades públicas cobrarem mensalidades por cursos de pós-graduação.
Felizmente, a proposta foi rejeitada e a PEC arquivada.
A bancada do PT, em sua orientação, deixou a pauta em aberto, ou seja, não definiu uma posição e cada deputado petista poderia votar como bem entendesse.

Resultado de imagem para FOTOS DO DEPUTADO ZECA DIRCEU 
 Não bastasse esse absurdo, um partido que se reivindica de esquerda lavar as mãos em uma votação que afetaria sensivelmente a educação pública, ainda houve 5 deputados petistas que votaram a favor da cobrança: Gabriel Guimarães (MG), Assis Carvalho (PI), Zeca Dirceu (PR), Carlos Zarattini (SP) e Vicente 
Candido (SP).

              ZECA DIRCEU PT-PR

Sim, é uma minoria, menos de 10% do total de deputados petistas, eu sei. Mas, ainda assim, é sintomático! Diz muito para além destes 5 votos, diz muito sobre o partido ter optado por não se posicionar em uma questão que é pauta prioritária para qualquer esquerda, aqui ou no Cambodja: um sistema de educação gratuito, universal e de qualidade.
É por essas e outras que sempre me surpreendo quando vejo alguns militantes petistas fazendo discursos vitimistas, oferecendo respostas raivosas e esforçando-se em malabarismos retóricos para tentar justificar a brusca perda de apoio popular do partido. Como se a resposta não estivesse tão clara quanto a ilegitimidade do impeachment, como se a culpa não fosse do próprio PT, dos próprios petistas.
Lamentável.

Ps: Segue a lista dos votos, recortada por deputados, estados e orientações das bancadas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário