domingo, 26 de março de 2017

O PAI DAS GORDINHAS

Resultado de imagem para FOTOS DE BOTERO Fernando Botero Angulo (Medellín, 19 de abril de 1932) é um artista figurativista colombiano, chamado por alguns de "Boterismo", o que lhes dá uma identidade inconfundível.
Resultado de imagem para FOTOS DE BOTERO
Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

Resultado de imagem para FOTOS DE BOTERO

Nos anos 50 ele estudou em Madrid, onde expos aos mestres espanhóis o seu interesse por arte pré-colombiana, colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera.

Imagem relacionada

Sua primeira exposição foi em 1951, em Bogotá, mas a sua formação teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco, em Florença.

Imagem relacionada

Botero, se lançou ao mundo com a releitura da famosa obra de Jan van EyckO Casal Arnolfini, em seu quadro dominavam as formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Resultado de imagem para FOTOS DE BOTERO

O artista doou 23 esculturas à cidade de Medellín, sua terra natal. Elas estão expostas em uma praça pública, que foi renomeada com o nome do artista. É um dos pontos turísticos mais procurados na cidade colombiana.

Resultado de imagem para FOTOS DE BOTERO

Algumas de suas obras são: El desfile, madre e hijo, viva la muerte, el cazador, el masacre, una madre, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário