quinta-feira, 30 de março de 2017

O MAIS BELO BARROCO


Philippe Jaroussky (Maisons-LaffitteFrança13 de fevereiro de 1978) é um contratenor francês especializado em música barroca.
Jaroussky (o sobrenome russo vem de um avô, que fugiu da Revolução Bolchevique) cresceu em Maisons-Laffitte, subúrbio de classe média alta, situado a 18 km de Paris. Seu pai, Daniel, é agente comercial, e sua mãe, Jacqueline, trabalhava em projetos de iluminação, enquanto seu irmão, Didier, 10 anos mais velho, vende computadores. Ninguém na família é especialmente musical, embora Jacqueline adorasse ouvir discos de Maria Callas. Quando criança, Philippe desenhava e pintava cópias de obras-primas de Picasso e Van Gogh. Seus pais achavam que ele viria a se tornar um pintor.
As crianças francesas têm aulas  de música na escola - uma hora por  semana. Aos 11 anos, Philippe começou a tocar violino. Estudou violino, piano, harmonia e contraponto no conservatório de Versalhes. Estudava o violino com paixão e ganhou o primeiro prêmio no Conservatório de Versailles. os 15 anos, começou a estudar piano. Ele diz que era um bom músico, mas os adultos à sua volta lhe diziam que ele tinha começado a tocar  tarde demais. O mesmo ocorreu com o piano, aos 15 anos.
"Finalmente, quando eu comecei a cantar, todo mundo me dizia: "Ah, você ainda é muito jovem." 
Sua epifania musical veio, em 1996, aos 18 anos, quando, por acaso, foi a um concerto barroco em que Fabrice di Falco, um sopranista da Martinica, cantou.
No mesmo ano, começou seus estudos de canto com Nicole Fallien e continuou no Departamento de Música Antiga do Conservatório de Paris, onde obteve o diploma de violinista

Nenhum comentário:

Postar um comentário