segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

MEMÓRIA DE ANGOLA


                                    
O RESTAURO DOS AZULEJOS
da fortaleza de São Miguel em Luanda
 
João Moreira /2009
ATELIER ESCOLA ANTIGA
  
           

 A Fortaleza de São Miguel de Luanda é uma fortificação edificada no ano de 1634  com o objectivo de defesa da cidade. Com o decorrer dos tempos, os interesses, objectivos e fins da fortaleza alteraram-se e nos finais dos anos 30 do século XX foram realizadas importantes obras para ser adaptada a museu (Museu da História). A parte das obras mais relevante e que melhor acolhimento teve, pelo seu elevado valor artístico, foi o revestimento das paredes interiores da casamata com paineis de azulejos, do estilo da azulejaria portuguesa do século XVIII, com a singular beleza dos azuis cobalto.
        Neste conjunto azulejar  são reproduzidos acontecimentos e motivos do século XV ao XIX, relativos à história, fauna e flora de Angola. Ao centro dos paineis de maiores dimenções figuram reproduções de frontespicios do manuscrito da «Historia Geral das Guerras Angolanas», de António de Oliveira de Cadornega (exemplar da Biblioteca Nacional de Paris), e extractos de cartas de Angola e Africa do seculo XVII. As fontes de inspiração artística da maioria dos motivos foram desenhos e  gravuras antigas de diversos autores, e também algumas fotografias, as quais eram reproduzidas integralmente ou em parte, consoante o espaço a pintar e as dimensões da gravura.
        A partir da decada de 70 a deterioração e desaparecimento de azulejos dos paineis foi crescente até ao estado que se encontram hoje. Por isso o seu restauro, é praticamente, a sua reprodução total. Mas sempre, respeitando todos os motivos reproduzidos recorrendo a fotos antigas dos paineis originais e das gravuras que serviram de base de inspiração. Serão também respeitados os metodos de produção tradicionais manuais antigos, quer seja o azulejo de produção totalmente manual ou o vidrado estanifero quer a sua queima para obter os maravilhosos azuis cobalto "fumados" do tempo dos fornos a lenha.
 
 
Fotos dos paineis antes e depois de restaurados, e as fontes de inspiração 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário