sábado, 21 de abril de 2018

AS JOIAS DA RAINHA DA INGLATERRA

Resultado de imagem para AS JOIAS DA RAINHA DA INGLATERRA FOTOS

O colar e os brincos de fantásticas águas marinhas foram presente do presidente Getúlio Vargas, em nome do povo brasileiro, entregue por Assis Chateaubriand, então embaixador do Brasil em Londres, em 1953, na ocasião de sua coroação. Posteriormente foi também oferecida à rainha uma pulseira para complementar o conjunto, que a soberana completou, encomendando ela própria, a maravilhosa tiara. O conjunto se transformou num dos favoritos da rainha.
O conjunto composto por uma tiara, uma pulseira, um broche, um colar, um par de brincos e um anel são de águas-marinhas extraídas do alto da Pedra da Onça, em Itarana, na região centro-serrana do Espírito Santo.
Segundo pesquisas do historiador Diogo Francisco da Silva, que nasceu em Itarana, as joias foram presenteadas em três ocasiões, O primeiro presente, formado por colar e brincos, foi dado por Assis Chateaubriand, então embaixador do Brasil em Londres, em nome do então presidente Getúlio Vargas, em 1953, na ocasião da coroação da rainha Elizabeth II.
“Cinco anos depois, em 1958, a rainha Elizabeth II visitou o Brasil pela primeira vez e foi presenteada, pelo presidente Juscelino Kubitschek, com um broche e uma pulseira de águas-marinhas, também da Pedra da Onça”, disse Diogo.
O terceiro presente foi em 1968, em sua nova visita ao Brasil. O então presidente Costa e Silva deu à rainha uma tiara.
Há relatos de que as pedras da tiara seriam de São Paulo. Entretanto, segundo o historiador, as maiores pedras de águas-marinhas de Itarana foram vendidas para a Caixa Econômica Federal de São Paulo, daí a ideia de que as joias são daquele estado.
“A prova de que todas as joias brasileiras dadas à rainha são de Itarana está em um relatório dos joalheiros reais britânicos da Garrards & Co, que foi entregue ao então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1997. Os joalheiros constataram que todas as joias têm a mesma tonalidade e composição, o que comprova que foram extraídas em Itarana”, afirma Diogo.
A Pedra da Onça é conhecida como uma das maiores jazidas de águas-marinhas do mundo. No auge da extração das pedras, de acordo com moradores mais antigos, a região chegou a ter mais de três mil homens em busca de fazer fortuna.

2 comentários:

  1. Dá quem pode, Recebe quem tem merecimento. Quem herdar a Coroa vai receber um conjunto maravilhoso e incomparável de joias, de pedras que foram extraídas que só a nossa Terra produz.

    ResponderExcluir
  2. Conjunto muito lindo gostaria de ter feito essas seria uma realização.
    Mas precisando de alguns consertos já sentiria satisfeito e honrado .

    ResponderExcluir