sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

ABIGAIL NO AVIÃO DA DISNEY

 

Em carta, herdeira do império Disney se diz arrependida de ter voado sozinha em Boeing da família

Abigail Disney comentou sobre riqueza em documento enviado a líderes mundiais em Davos




Abigail Disney, documentarista neta de Roy O.Disney (irmão de Walt Disney e cofundador do conglomerado de entretenimento que leva seu sobrenome), esteve entre as signatárias do 'Proud to pay more' ('Orgulhosos em pagar mais', em tradução livre), documento enviado aos participantes do Fórum Econômico Mundial em Davos esta semana exigindo maior taxação de grandes fortunas.

Em relato incluso na carta (assinada por mais de 250 bilionários e milionários), Abigail lembra de seu maior desconforto com a riqueza extrema. "Talvez um dos maiores luxos que tive em minha vida foi o Boeing 737 privado de minha família. Tenho boas memórias com meus familiares a bordo do jato, mas ocorre que minha lembrança mais forte e clara não é assim tão alegre", escreve.

"Há quase 20 anos, eu usei o jato para voar sozinha da Califórnia a Nova Iorque. Enquanto me deitava na cama queen-size dentro da aeronave para dormir um pouco, tive uma epifania desconfortável: isso era errado. Conforme cruzava o continente, [o Boeing] liberava enormes volumes de toxinas e poluentes no ar, e por nenhuma outra razão senão minha própria conveniência egoísta", relata.

Na carta, Abigail conta ter desistido de voos privados após o episódio.

Abigail Disney tem abordado a questão da desigualdade de renda em seu trabalho como documentarista e ativista. Seu mais recente filme, The American Dream and Other Fairy Tales, foi uma das atrações do Festival de Sundance em 2022 e aborda a disparidade salarial na América e na própria empresa da família.

Em 2019, a cineasta disse ter um patrimônio estimado em cerca de US$ 120 milhões (cerca de R$ 594 mi, na cotação desta quinta) após doar cerca de 30 milhões de dólares (R$ 148 mi) ao longo de 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário