sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

TERREMOTO NO PELÔ

Tremores no Largo da Tieta, no Pelourinho, causam preocupação em público


Tremores no Largo da Tieta, no Pelourinho, causam preocupação em público
Foto: Reprodução / TV Bahia

Pequenos tremores no Largo da Tieta, espaço de eventos no Pelourinho, vem causando preocupação no público que presencia os shows no local. 

 

Pessoas entrevistadas em reportagem da TV Bahia reclamaram do excesso de trepidação. O local começou a receber eventos em 2021 e fica em um prédio-garagem. A situação chama ainda mais atenção porque na parte inferior do imóvel, onde fica um estacionamento, foram colocadas algumas escoras. 

 

O equipamento pertence à Ordem Terceira de São Francisco, que não respondeu aos questionamentos. Um dos sócios da empresa que faz a locação do espaço negou que as vigas instaladas abaixo da área que recebe eventos estejam ali para evitar que as instalações caiam. Apesar de publicado anteriormente, é necessário corrigir a informação de que o Grupo San Sebastian mantém relação com o espaço - o que não é realidade. 

 

Escoras em estacionamento no Largo da Tieta. Foto: Reprocução TV Bahia.

 

“A escoras foram recomendadas nos pavimentos imediatamente inferiores ao local para evitar a trepidação da laje maciça, o que geraria desconforto no público”, disse o sócio em nota enviada ao Bahia Notícias.

 

Ainda segundo o comunicado, "a estrutura possui alvará de funcionamento, bem como plano de emergência próprio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros". "Além disso, a cada evento realizado no espaço, um novo e específico Alvará de Evento é emitido, seguindo as exigências da Prefeitura e dos demais órgãos responsáveis". Veja a nota na íntegra abaixo.

 

Procurado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba) disse que os documentos do espaço Largo da Tieta estão em conformidade com as normas técnicas, existindo laudo técnico emitido. 

 

Além disso, o Crea-BA informou que deslocou dois fiscais para a realização de diligências in loco, para que sejam adotadas todas as medidas legais para sanar toda e qualquer irregularidade porventura existente. O órgão acrescentou que recomendará à prefeitura o embargo, caso seja necessário. 

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano Municipal (Sedur) informou que autorizou a realização de eventos de segunda (15) e terça-feira (16) no local para público de até 1.500 pessoas. A secretaria também informou que realizou fiscalização e notificou o dono do estabelecimento para apresentar um laudo de vistoria técnica. 

 

A pasta finalizou afirmando que o responsável entregou um documento informando as intervenções que estão sendo executadas no local  e solicitou dilatação do prazo para apresentação de laudo técnico.

 

COMUNICADO | LARGO DA TIETA

Com aval dos órgãos competentes e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinado por Engenheiro Estruturalista credenciado, o Largo da Tieta, no Pelourinho, funciona desde 2021, sem qualquer incidente e dentro de toda e qualquer conformidade.

 

A estrutura possui alvará de funcionamento, bem como plano de emergência próprio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, a cada evento realizado no espaço, um novo e específico Alvará de Evento é emitido, seguindo as exigências da Prefeitura e dos demais órgãos responsáveis.

 

O Largo da Tieta, que funciona em imóvel pertencente à Ordem Terceira de São Francisco, recebe eventos dos mais variados, como os ensaios do Olodum e do Cortejo Afro, sempre dentro das normas, inclusive respeitando lotação definida pelas autoridades competentes.

 

As estruturas instaladas nos pavimentos imediatamente inferiores ao local foram recomendadas por profissionais credenciados e especializados para evitar a trepidação da laje maciça, o que geraria o desconforto do público, por conta da movimentação de pessoas. Vale destacar que estruturas elásticas são amplamente utilizadas em grandes estruturas urbanas, que vão de transportes, como pontes e viadutos, a de esportes, como ginásios e estádios de futebol.

 

Faz-se importante ressaltar ainda que o Grupo San Sebastian não tem relação com o Largo da Tieta, não sendo portanto locatário do espaço, como informado em algumas matérias.

 

Neste fim de semana, hoje (19) e na segunda-feira (22), o Largo da Tieta recebe shows de Manu Chao e Cortejo Afro, dois projetos com Alvarás de Evento já atualizados e emitidos, garantido a segurança do público. 


COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO.- Por um lado o absurdo de permitir qualquer volume sonoro no casario antigo, tombado pela UNESCO. Por outro lado é bom lembrar que este espaço foi construído no princípio dos anos 90 pela tão incompetente quando arrogante CONDER.

Então toda e qualquer cuidado com qualquer espaço do centro antigo é altamente recomendável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário