quinta-feira, 12 de março de 2020

SAÚDE: ATENÇÃO ESPECIAL PARA O COVID-19


▶️ Esta matéria aqui postada nos faz um alerta:


🤔 O que você fará se começar a tossir?
️ "Ficar em casa" não é um plano suficiente.

▶️ E muita atenção:
🤭 O Covid-19 não é uma gripe comum, já conhecida.
Hoje já temos uma vacina contra a gripe comum. Temos medicamentos antivirais projetados para tratar a gripe comum. Temos uma noção do que esperar quando pegamos uma gripe e quando é necessário procurar atendimento médico. Os médicos têm experiência no tratamento da gripe e testes para ajudar a diagnosticar a gripe, ali mesmo no consultório, enquanto você espera.


😦 Contra a nova doença, Covid-19, não temos nada disso. Este coronavírus é desconhecido para nossa espécie.
👉 Uma vez que ele se rompe em uma de nossas células, a extensão de sua propagação pelo corpo parece variar significativamente.
👉 A experiência pode progredir lentamente do familiar - tosse, congestão, febre - para uma resposta inflamatória com risco de vida à medida que o vírus se espalha pelos pulmões, enchendo as vias aéreas com líquido.
👉 Os sobreviventes podem ter cicatrizes permanentes nos pulmões. O vírus também pode se espalhar para outros órgãos, causando danos no fígado ou doenças gastrointestinais .
👉 Esses efeitos podem ocorrer por períodos mais longos do que na gripe, às vezes aumentando e diminuindo. Alguns pacientes começaram a se sentir melhor e depois ficaram gravemente doentes. A doença pode ser fatal apesar de receber atendimento médico ideal.


🗣SEJA VIGILANTE E PRÓ-ATIVO
 Nada disso deve causar pânico. O pânico não é útil. Mas, quando todos começamos a compreender a natureza e extensão do novo vírus e sua disseminação, devem surgir perguntas sobre o que fazer com esses sintomas familiares e precoces.
 Em que momento você deve solicitar o teste?
 Quando você precisa se auto-colocar em quarentena e por quanto tempo?
 Quem precisa estar em um hospital e quem pode fazer as coisas em casa?
 Se você estiver doente, você deve levar sua doença para uma clínica ou departamento de emergência lotado, possivelmente lançando vírus que infecta outras pessoas?  Você deve ficar em casa, talvez usando telemedicina, e correr o risco de infectar colegas de quarto ou familiares?


🗣 FIQUE ATENTO COM AS INFORMAÇÕES ABAIXO
ℹ️ No entanto, o melhor monitoramento e comunicação possíveis serão vitais para determinar quem precisa de leitos hospitalares em meio a uma doença desconhecida que se espalha rapidamente.
ℹ️ Sem ele, simplesmente dizer às pessoas para "ficar em casa se estiver doente" será inadequado. A maioria dos casos de COVID-19 é supostamente "leve", mas esse termo pode ser enganoso. Como esclareceu o consultor da Organização Mundial da Saúde Bruce semana passada, um caso "leve" de COVID-19 não é equivalente a um resfriado leve.
ℹ️ Espere que seja muito pior: febre e tosse, às vezes pneumonia - qualquer coisa que não exija oxigênio. Casos "graves" requerem oxigênio suplementar, às vezes através de um tubo de respiração e um ventilador. Casos "críticos" envolvem "insuficiência respiratória ou falência de múltiplos órgãos".
ℹ️ Às vezes, a doença pode aumentar inesperadamente, e até pacientes jovens e saudáveis ​​precisarão de pessoas para fazer o check-in. Eles podem ficar bem em casa inicialmente, mas precisariam saber exatamente o que observar e quando procurar atendimento.
ℹ️ As pessoas que precisam de supervisão médica - mas não atendimento hospitalar - precisam de um lugar para ir e ficar. Isso pode incluir pessoas com sintomas crescentes ou fatores de risco subjacentes. Mesmo pacientes com um caso leve precisarão de locais para se auto-isolar se viverem com outras pessoas que ainda não foram infectadas, especialmente se essas pessoas forem mais velhas ou imunocomprometidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário