sexta-feira, 22 de outubro de 2021

TAIPEI 101

Uma bola de 660 toneladas mantém o 3º prédio mais alto do mundo em pé




 O Taipei 101, localizado em Taiwan, é maior “edifício verde” do mundo, contando com 101 andares. A referência a um prédio amigo do meio ambiente não é à toa: em 2011, o Taipei 101 foi premiado com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria platina, o maior entre todos os selos de construção sustentável.

Construído entre 1999 e 2003, o edifício foi considerado o maior do mundo, com 508,2 metros, desde sua inauguração até 2010, quando foi superado pelo Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Na parte externa, o prédio conta com uma fachada em vidros azulados com filtro UV, o que reduz em 50% a influência da temperatura externa na parte interna. Também é possível observar painéis de alumínio em ângulo parcialmente inclinado. Isso ajuda o edifício a ter alta resistência contra terremotos de até 7 graus na Escala Richter e contra tufões com ventos de mais de 216 km/h, que constantemente atingem a região.


Sustentabilidade

Em um ambicioso projeto em parceria com a Siemens Building Technologies, o Taipei 101 foi modernizado em 2011 para atender às mais modernas exigências sustentáveis. O Sistema de Monitoramento e Controle de Energia controla o processo de resfriamento do edifício. Isso gerou uma economia anual de 2,995 toneladas em emissões de CO2 provenientes do uso de eletricidade, gás e óleo.

Além disso, os aparelhos de ar-condicionado do local monitoram a quantidade de CO2 dos ambientes, expelindo o excedente para manter um nível máximo de 600 partes por milhão no ar de toda a parte interna. A efeito de comparação, a média para o ar livre de Taiwan é de 1000 partes por milhão.

O Taipei 101 fica em um país localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, ponto de encontro de placas tectônicas e área de intensa atividade sísmica e vulcânica.

Por isso, o prédio projetado pelo arquiteto taiwanês C. Y. Lee e construído pela KTRT Joint Venture teve de inaugurar estruturas pioneiras em segurança e estabilidade. Seu principal mecanismo é um amortecedor de massa, o maior já construído, com 660 toneladas e diâmetro de 5,5m. Como um pêndulo, ele fica suspenso entre o 87º e o 92º andar do prédio e reduz o balanço na torre causado por ventos fortes por cabos de aço que minimizam e dissipam a energia do movimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário