Evitar a derrubada de 579 árvores pela Prefeitura de Salvador
As 579 árvores da Av. Juracy Magalhães e Av. Acm, os Rios Lucaia e Camarajipe, e os animais que ali residem e visitam constituem um ambiente de vida que é fundamental para a cidade de Salvador. O projeto BRT Lapa Iguatemi da Prefeitura de Salvador, que está em licitação, necessita derrubar estas 579 árvores e tampar os rios.
O BRT Lapa Iguatemi é totalmente desnecessário pela existência do METRÔ que transporta da Estação da Lapa à Estação Rodoviária e transportou em maio/2017 uma média diária de 80 mil pessoas, isso considerando que a Prefeitura de Salvador não efetivou uma verdadeira integração com o sistema de ônibus existente. Quando ainda não existia o METRÔ o BRT Lapa Iguatemi tinha previsão de transportar 30 mil pessoas diariamente mas com uma verdadeira integração entre os ônibus e o METRÔ o BRT transportaria muito menos porque onde existe METRÔ não se escolhe ônibus para fazer o mesmo percurso.
O projeto do BRT Lapa Iguatemi destrói a natureza e acrescenta muito cimento, deixando tudo muito feio. Com vias elevadas não somente para ônibus mas também quatro vias elevadas para carros particulares, isso não resolverá o problema do engarrafamento mas tão somente o levará também para as alturas. O custo estimado inicialmente em mais de R$ 1 bilhão de reais faz do BRT Lapa Iguatemi o BRT mais caro do Brasil, isso sem considerar o valor dos ônibus a serem comprados, os sempre esperados aditivos contratuais, e os possíveis casos de superfaturamento da obra e de corrupção.
A alternativa que atende perfeitamente à necessidade é a utilização das vias e dos ônibus já existentes, em faixas exclusivas de ônibus com monitoramento eletrônico total pelo sistema BHLS. Desta forma, os carros não poderiam entrar nas faixas exclusiva dos ônibus, os semáforos abririam e fechariam dando prioridade aos ônibus e o tempo de deslocamento seria o mesmo. Com o uso de faixas exclusivas de ônibus com o sistema BHLS o custo seria consideravelmente inferior, preservando assim as 579 árvores e os rios tão necessários para a natureza da cidade de Salvador.
Assim, solicitamos à Prefeitura de Salvador, ao Ministério Público Estadual, ao Ministério Público Federal e ao Poder Judiciário que interrompam imediatamente a licitação e contratação do projeto BRT Lapa Iguatemi e iniciem a implantação do sistema de faixa exclusiva de ônibus com o sistema BHLS.
Assine este abaixo-assinado
1 apoiador
Ainda faltam 99 assinaturas para a meta de 100
Salvador Sobre Trilhos assinou este abaixo-assinado
Nenhum comentário:
Postar um comentário