sábado, 23 de novembro de 2019

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA



A imagem pode conter: oceano, ar livre e água

Mais importante equipamento cultural
do Estado permanece sob descaso
e intromissões descabidas do Ipac

A sobreposição do Ipac à gestão do MAM-BA, do mesmo modo que em outros equipamentos culturais do estado, alcança níveis que, convenhamos, estrapolam tanto a mínima sensatez nas relações administrativas no âmbito da governança, na esfera cultural do Estado, quanto o próprio absurdo.
Mesmo incomparáveis do ponto de vista da competência e formação artística, as alegações de Tereza Lino, que acaba de entregar o cargo após seis meses de gestão, não diferem das arguidas por Zivé Giudice, que foi exonerado, após dois anos, por não admitir se submeter às descabidas intromissões do Ipac na gestão do Museu.
Além das inaceitáveis pressões do diretor do Ipac João Carlos Oliveira, o jogo político na Cultura da Bahia, conforme se aponta nos bastidores, tem como eminências pardas o deputado Rosemberg Pinto (PT) e a ex-primeira dama Fátima Mendonça. Rui governa de costas para setores fundamentais como a Cultura, a Educação, Turismo e Meio Ambiente.
Com a "renúncia" de Tereza Lino, vamos ao sétimo ou oitavo (já até perdi a conta) dirigente do MAM em seis anos, dos 13 com o PT no governo.
-------------
Na foto, há cerca de 60 dias, detalhe do abandono do espaço do restaurante e do píer, após entrega da primeira 
etapa, sem contar o Parque das Esculturas, em reformas que se estendem a seis anos.
ALBENISIO FONSECA

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO Mas uma vez aparece o nome deste misterioso deputado Rosemberg Pinto, o mesmo que mudou o jogo na restauração do convento de São Francisco de Cairu, "contato" com o juiz Gesivaldo Britto, hoje encarcerado...
Afinal, qual é a deste senhor?

3 comentários:

  1. Sem dúvida, o descaso do governo Rui com os seguimentos básicos da sociedade baiana como:cultura, saúde e educação, piora a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. Bom texto. Apesar de sentir firmeza no posicionamento tomado pela ex-diretora, sei também que ela chegou lá pela mesma engrenagem que critica. Um tanto contraditório.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo que a “engrenagem “ tenha feito ela lá chegar, não quer dizer que , ela fique submissa e a suportar situações sem ética e profissionalismo.

    ResponderExcluir