Goût de France, um dia para comer à francesa em 150 países, Portugal incluído
A 21 de Março é dia de Goût de France, que está de volta às mesas do mundo para celebrar a cozinha francesa. Este ano, destaca-se a Provença e reforçam-se as preocupações ambientais. Portugal participa com 45 restaurantes.
Esta quinta-feira, o jantar volta a ser “à francesa”. Cinco mil chefs, de 150 países, responderam à chamada do Goût de France, evento organizado anualmente pelo Governo francês, e vão celebrar “a vitalidade da cozinha francesa” com um menu especial, inspirado nos seus produtos, técnicas e filosofia.
Em Portugal, são 45 os restaurantes aderentes. Desde espaços galardoados com estrelas Michelin, como o Il Gallo d’Oro (de Benoît Sinthon, no Funchal) ou o Alma (de Henrique Sá Pessoa, em Lisboa), até pequenos bistrôs, restaurantes das escolas de hotelaria ou projectos gastronómicos de cariz social, como a Cozinha Popular da Mouraria (em Lisboa).
Além dos menus criados pelos diferentes restaurantes, estão agendadas outras iniciativas em Portugal: há um jantar na embaixada francesa a 22 de Março, uma “degustação francófona” no dia 23, integrada na Festa da Francofonia em Portugal, e sessões de show cooking com os dois chefsconvidados, Christian Etienne (uma estrela Michelin) e Christina Peyre, que estão em Portugal a promover a cozinha da Provença.
A região foi escolhida pela organização como destino gastronómico da quinta edição do evento, num pontapé de saída para o MPG2019, um evento promovido pela primeira vez pelo distrito de Bouches-du-Rhône e que até ao final do ano vai “homenagear os sabores tradicionais, as receitas e os produtos dos agricultores locais e dos produtores de vinho” da região numa série de iniciativas.
Procurando responder às tendências actuais, este ano o Goût de France tem como tema o “desenvolvimento sustentável através de uma gastronomia responsável e o empenho dos chefs na preservação do planeta”. Parte dos lucros angariados durante a noite vão ser doados à fundação
No More Plastic, que luta pela diminuição da utilização do plástico e pela protecção dos oceanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário