terça-feira, 6 de setembro de 2022

VAMOS PAGAR MAIS PELA PONTE!

 ERA O QUE FALTAVA!

Rui Costa revela mudança na construção da ponte Salvador-Itaparica; entenda


Governador da Bahia, Rui Costa (PT), comentou, nesta segunda-feira (5), modificações na operação do equipamento


O governador da Bahia, Rui Costa (PT), revelou, nesta segunda-feira (5), algumas mudanças na construção da ponte Salvador-Itaparica e que vão elevar um pouco mais o custo da operação do equipamento na Baía de Todos-os-Santos.

A declaração foi dada durante agenda na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com o petista, a Marinha do Brasil demandou novas exigências que farão os gastos com a ponte elevarem em R$ 100 milhões.


"Nós estamos, nesse momento, cumprindo e fazendo a exigência da Marinha (...). A Marinha tinha dado OK para todo o projeto e, há meses atrás, apresentou um parecer exigindo a mudança da rota dos navios", disse Rui.

Segundo o governador, os navios, para entrar no porto, fazem um balão, entrando na altura da Feira de São Joaquim, fazendo a volta para pegar um canal mais profundo e entrar no Porto de Salvador.

"Como a ponte vai ficar próxima a Feira de São Joaquim, a Marinha disse que fez um estudo, baseada em uma situação de extrema criticidade, simulando uma tempestade que nunca aconteceu na Bahia, e com o maior navio que existe no mundo, com a tempestade empurrando o navio para a costa", comentou.

"Assim, ela exigiu que não aprovaria manter o canal longe da aproximação do Porto e que a gente só poderia começar a obra da ponte depois de mudar o canal. Para fazer um novo canal, tenho que desassorear, ali no fundo do mar, para que o navio que venha do mar aberto entre direto no Porto e não faça esse balão. Para fazer isso, custa R$ 100 milhões", acrescentou.

Ainda conforme ele, as sondagens na região já estão sendo feitas, na tentativa de identificar qual material está nas profundezas, para poder contratar o equipamento e fazer a dragagem para o navio, assim, venha direto do mar aberto para o porto, se afastando da ponte.

"A Marinha só autoriza o início dessa obra após esse canal feito. Paralelo a isso, estamos fazendo a sondagem dos pilares. Cada pilar vai ter uma fundação específica. Estamos renegociando o contrato em função da pandemia, e submetendo ao TCE o novo contrato para a homologação do TCE. Mas primeiro é preciso ser feita a dragagem", finalizou Rui Costa.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO. - Temos direito de saber quanto custou, até hoje, esta ponte que nem começou?

Um comentário:

  1. A ponte já dobrou de preço antes de começar e com as exigências bem fundamentadas da Marinha vai custar ainda mais. Vamos ter que pagar pedágio pleno aos chineses de quatro faixas ociosas. Sim, a ponte tem 6 faixas e seu principal acesso, a Ponte do Funil, só duas. Isto é que é literalmente um negocio da China ! A ilha vai perder qualquer atrativo, vai se transforma na São Gonçalo baiana, um terminal rodoviário para os "bitrens" deixarem suas cargas e voltarem para o Sudeste. "Uma mentira repetida 1000 vezes vira uma verdade" Goebbels.

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