segunda-feira, 4 de setembro de 2023

TUDO DOÍ

Pode ser uma imagem de helicóptero e texto
Praia do Buracão vai ficar sem sol e o engarrafamento aos domingos que já é insuportável, vai ficar pior. Stella Maris tende a virar uma Camboriú, um paredão de prédio de mau gosto, apesar da fortuna que deverá custar cada apartamento. Será que as pessoas vão pra briga, dispostas a tomar porrada, para a reverter a situação? A brisa acabou e as encostas exuberantes estão virando morros de cimento com a ocupação irregular de quem não tem para onde ir. Paulo Souto, Cesar Borges, Otto Alencar, Wagner, Rui Costa, a revolução não veio e a educação básica é zero, assim como é zero uma política honesta de ocupação do campo, são muitos os sem terra num país com tanta terra. A política virou negócio e o servir praticamente desapareceu. A miséria se expande, com o povo encurralado, parede com parede, sem árvores, sem cultura, sem lazer, sem nada, sobrevivendo ninguém sabe como, achacados pelos políticos, milícias, traficantes.
Quem será que mandou matar o filho de mãe Bernadete. O seu outro filho sobrevivente deu pistas consistentes, nada se resolveu e a impunidade veio com o assassinato da mãe, nossa Marielle, que são muitas nessa Bahia afora. Mãe Bernadete participava da Caminhada Axé, trazendo seus grupos populares e dizia que sua luta era contra gente muito poderosa, queriam tomar as terras de seu povo, que eram de direito.
No momento Federação, Calabar e Alto das Pombas em pé de guerra. Fuzis, metralhadoras, tiro de longo alcance por todo lado, chegando ao décimo terceiro andar de um apartamento na Graça.
Ufba fechada, lojas, portas trancadas. O aviso veio e se espalhou pela rede :
"Vamo passa pra Ondina pq os parça ta fexano a gente. Quem tiver na frente eu vou meter bala, to avisando logo. Não quero saber se e estudante ou morado ou pm"
Ficar em casa, muita gente desmarcando compromisso. Foram justos nesse sentido, avisando, para quem não tem nada com o peixe, não ficar no fogo cruzado e levar bala perdida, ou mesmo bala por desobedecer.
O dia que eles se juntarem, tomam o poder e terão força suficiente para mandar evacuar a Vitória e terem bases estratégicas estabelecidas entre o Centro e a Barra, podendo monitorar tudo, por terra e por mar,
A Bahia das portas abertas virou a Bahia das grades.

Sérgio Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário