sexta-feira, 22 de junho de 2018

A MALTRATADA RUA VISCONDE MAUÁ


NO CENTRO ANTIGO DE SALVADOR

Adilson José Santos Ribeiro, 

morador do no. 148.




10.novembro.1939, data da inauguração da referida via pelo interventor, gerente da ditadura Vargas na Bahia, Landulpho Alves

Ao longo de 65 anos a rua se auto preservou por conta das obras bem realizadas. 



Em seguida, passou a ser lentamente destruída, seja com os viadutos totalmente apodrecidos pela falta de manutenção ou conservação, seja pelas obras de esgotamento sanitário levadas a cabo pela EMBASA no segundo governo Paulo Souto



As desgraças maiores tiveram seus inícios e prolongamentos sempre nos finais de semana prolongados, de junho, iniciados no primeiro ano do desgoverno João Henrique. 



A rede de esgotos sanitários acrescida ao sistema de esgotamento pluvial transformaram as caixas de inspeção em chafarizes nos momentos de intensas chuvas. 



As antigas manilhas de cerâmica não resistiram ao tempo e aos volumes ampliados pela quantidade de novos edifícios construídos, ampliação da população e finalmente, sempre na semana do Corpus Cristi, no primeiro mandado do atual prefeito, o resto destruído do logradouro ao lado da muralha inferior do museu de arte sacra cobriu 3/4 da Avenida do Contorno.




Na propaganda oficial a rua foi inteiramente restaurada, mas a realidade é outra, colocaram a culpa em alguém que nada tem a ver com isto, TONINHO CEREZZO, proprietário do terreno entre  as duas vias já mencionadas, e tudo se encontra no aguardo de solução que nunca chega.

Em mais um ano a rua completará 80 anos de existência e a situação hoje ainda tem o acréscimo de usuários de drogas a perambular desde a Praça Cairu, Ladeira da Preguiça / Rua do Sodré / Ladeira da Montanha / Praça Castro Alves, atingindo as áreas do Solar do Unhão e Largo 2 de Julho.




A piorar a situação, em frente a casa 148 existe verdadeira guerra civil libanesa representada por antigo imóvel destruído por herdeiros de  falecido Advogado de prénome Oswaldo, transformado também em sanitário público e domicílio de sem moradia.


FOTOS: D.GANZELEVITCH

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:
Nesta rua, logo abaixo do Museu de Arte Sacra de Salvador, mora a cantora Maria Bethânia. 

Um comentário:

  1. Essa vista maravilhosa.
    porem essa rua tao historaca completamente abandonada.
    o predio que moro da o fundo pra essa rua.
    outro dia estava comntendo com um amigo que quando passo de uber ou taxi,nesses meses de chuva paraece que vai desmoronar uma parte da rua.
    Emfim é triste ver nossa cidade assim!

    ResponderExcluir