quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

FRANZ KRAJCBERG NO FACEBOOK

Luis Guilherme Pontes Tavares 



PORTÃO FECHADO, SILÊNCIO E PROTELAÇÃO
Se lamentei encontrar o portão do Museu Franz Krajecberg (1921-2017), em Nova Viçosa, no litoral do Extremo Sul da Bahia, fechado (fotos 1, 2 e 3), mais lamento o silêncio a respeito do acervo que o artista polonês legou ao Estado da Bahia.

Krajcberg deixou acervo documental, iconográfica e artístico de tamanho monumental e que incluiu a extraordinária morada dele (foto 4), em amplo terreno, em Nova Viçosa.


O noticiário mais recente sobre o legado de Krajcberg ao Estado da Bahia deu conta de que esculturas pinturas, gravuras e fotografias foram levadas para o Museu do Recôncavo (Engenho Freguesia). Cerca de 150 peças foram expostas em São Paulo, em 2022.


Digo-lhes, caros editores de jornais, emissoras e redes sociais, que a obra e a história de Frans Krajcberg, artista pioneiro na denúncia aos maus tratos à Natureza, exige grandes reportagens investigativas a respeito.
Viva a Arte! E respeitem ela.
Todas as reações:
Luiz, Joao e outras 2 pessoas
2 comentário
Curtir
Comentar
Compartilhar
Luiz Américo Lisboa Júnior
Infelizmente a minha previsão se concretizou. Quando soube que ele havia deixado tudo ao estado, vi, no entanto, em seu gesto nobre e desprendido o fim de seu acervo e de sua história. Ele deveria ter deixado a uma fundação privada que teria responsabi… 
Ver mais
Luiz Freire
Está claro que o Governo do Estado da Bahia não quer esse legado. ou que fazer com ele o contrário do que pretendia o artista. Há processo na justiça, pois o acervo já estava desfalcados Essa pulverização do acervo é um alvitre e a locação em um museu, destituído de corpo técnico efetivo. junto ao mar, sem técnicos em conservação e restauro e descontextualizada do sítio Natura, que o artista adquiriu para preservar parcela importante de uma natureza que é constantemente destruída e abrigar, expor sua obra. Até hoje eu não entendo o que levou a Krajcberg deixar esse legado para o estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário