sábado, 23 de dezembro de 2023

TROVANTS

As pedras vivas que nascem, crescem e se reproduzem.

Pode ser uma imagem de Stonehenge

 

Em Catestis, uma cidade da Roménia, na Europa Oriental, existe um tipo único de pedras que tem chamado a atenção de cientistas e investigadores há séculos. Trata-se das Trovants ( literalmente "pedras que crescem" em romeno). A primeira coisa que chama a atenção destas pedras é a sua forma: elas têm silhuetas arredondadas, que lembram ovos ou caracóis. E eles podem ser pequenos de forma que cabem na palma da mão, ou enormes de forma que pesam centenas de quilos.
Mas além disso, estas pedras escondem estranhos segredos difíceis de explicar.
Estas pedras "vivas" são gestadas de uma forma semelhante à que os seres vivos fazem, saindo de um material mais macio que as cobre. Assim, quando o material externo é corroído, por ação do vento ou da água, os Trovants saem para o mundo, como se fosse um nascimento.
Como se isto bastasse, quando chove sobre os Trovants, elas absorvem a água que contêm minerais dentro deles, como se se alimentassem. Absorvem minerais e aumentam a sua densidade, mas também o seu volume, crescendo como os seres vivos fazem. Mas, ao contrário dos animais e das plantas, as pedras Trovants crescem extremamente lentas, apenas cerca de cinco centímetros a cada mil200 anos.
Isso distingue-as da maioria das pedras que não passam por processos de crescimento, mas formam-se de outras maneiras.
À medida que as pedras se expandem, podem produzir-se formações semelhantes a bolhas que acabam por sair da rocha principal, do que nasce uma nova Trovants, então além de crescer, pode-se dizer que estas pedras se reproduzem.
Além disso, os Trovants têm um último mistério, que é que eles se deslocam, se movem imperceptível pela sua lentidão deixando uma marca no terreno. Mas ao contrário de outras características, esta última não pôde ser explicada pela ciência, apenas especula-se que possa ser causada por magnetismo.
Não há dúvidas que o mundo está cheio de mistérios 🌀

 

Saudações a tod@s Manik

Nenhum comentário:

Postar um comentário